segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sancionada lei que concede imóvel ao Instituto Steve Biko em Salvador - Deputado Luiz Alberto esteve presente

O governador Jaques Wagner sancionou na manhã da última quarta-feira, 20 de julho, a lei que concede ao Instituto Steve Biko um imóvel com 504 m² no bairro do Campo Grande, em Salvador. A assinatura foi realizada na Sala de Reuniões, na Governadoria, na presença dos secretários da Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio, da Educação, Osvaldo Barreto, e de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), que fez a intermediação do pedido, além de representantes da entidade, entre eles, a diretora executiva Jucy Silva.

biko

"A aquisição deste prédio vem preencher uma lacuna importante. Nunca tivemos sede própria. Nossas ações são relevantes para a comunidade negra e agora poderemos ampliar nossas ações e projetos, tanto de acesso ao ensino superior, como de formação profissional e em direitos humanos", disse a diretora.

A atual sede do instituto está localizada no Pelourinho e tem capacidade para atender 60 pessoas. Nas futuras instalações, segundo Jucy Silva, devem ser atendidas 500 pessoas, onde também deve ser criada a Faculdade Steve Biko.

Instituto

O Instituto Cultural Steve Biko oferece curso pré-vestibular para jovens negros de baixa-renda. Fundado em 1992 por iniciativa de professores e estudantes negros, a entidade leva o nome do líder sul-africano Bantu Stephen Biko, principal idealizador do Movimento de Consciência Negra. Estima-se que mais de cinco mil pessoas foram beneficiadas com as ações do instituto, sendo que, cerca de mil entraram na universidade com apoio do mesmo. Em 1999, a instituição recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

Fonte: Secom
Foto: André Frutuôso/Ascom Sepromi

Nenhum comentário:

Postar um comentário