quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Seppir e Correios formalizam parceria pela promoção da igualdade racial

Acordo de cooperação foi assinado na tarde de hoje (27/09) e prevê ampla difusão da iniciativa entre outras ações no âmbito de atuação dos Correios
Seppir e Correios formalizam parceria pela promoção da igualdade racial
A partir de hoje (27), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está oficialmente integrada à campanha Igualdade Racial é pra Valer, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A consolidação da parceria entre os dois órgãos federais se deu a partir da assinatura de um termo de cooperação, que contempla diversas ações conjuntas. Uma delas, voltada para a divulgação da iniciativa, inclui a afixação de cartazes em todas as agências da ECT já nas próximas semanas.


“Participar da ação Igualdade Racial é pra Valer é motivo de muito orgulho para a empresa, que é das brasileiras e dos brasileiros. Afinal, todos nós sabemos da importância da diversidade para o nosso país”, declarou o presidente dos Correios, Wagner Oliveira Pinheiro, que agradeceu a oportunidade de, junto com outros órgãos de governo, participar da campanha e contribuir para a redução das desigualdades. Sobre a divulgação de peças publicitárias nas agências, o gestor acredita que a estratégia fortalecerá a conscientização dos usuários dos Correios em todo o Brasil.


“O que parece um ato formal entre duas instituições, na verdade, referencia dimensões profundas da história do nosso país, da nossa própria história e dos processos que foram capazes de trazer cada um de nós até aqui”, declarou a ministra da Seppir, Luiza Bairros, que destacou a importância dos Correios na ocupação da mão de obra negra desde a fundação da empresa. Ela explicou que a função de carteiro, entre outras exercidas por afro-brasileiros na ECT, foi um dos primeiros empregos formais que permitiram a este segmento e a toda sua família uma inserção na vida social que a maior parte da população negra não alcançava.


“Com a adesão a campanha, os Correios têm a oportunidade de atualizar a relevância de sua atuação para a população negra, possibilitando que negros e brancos possam participar em condições de igualdade”, declarou ainda a titular da Seppir. Além da divulgação das peças publicitárias em todas as agências, a ECT assumirá uma série de compromissos pela promoção da igualdade racial. A realização de um censo para identificação do perfil étnico-racial dos funcionários da empresa; a institucionalização do Fórum dos Direitos Humanos e da Diversidade dos Correios; e a divulgação e atendimento de demandas do Estatuto da Igualdade Racial são alguns deles.


O acordo também possibilitou a produção do Selo Personalizado e do Carimbo Comemorativo da Revolta dos Búzios. As peças homenageiam os quatro heróis de Búzios, que tiveram os nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, o “Livro de Aço”, pela presidenta da República, Dilma Rousseff. Também conhecida como Revolta dos Alfaiates e Conjuração Baiana, o movimento libertário aconteceu na cidade do Salvador, no século XVIII, sendo protagonizado por africanos, negros livres, forros e libertos.


Igualdade Racial é pra Valer

Lançada neste Ano Internacional dos Afrodescendentes - declarado pela ONU, a campanha da Seppir convoca a sociedade a incorporar o movimento pelo fim do racismo no Brasil. As parcerias são estabelecidas com órgãos do governo, a iniciativa privada e a sociedade civil, fortalecendo a promoção da igualdade racial em diferentes segmentos. A iniciativa já conta com a adesão de governos estaduais e municipais, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; dos Ministérios da Saúde, Educação e da Justiça, através da Polícia Federal; da Petrobras, dos Correios, da Caixa Econômica Federal, da Tempo Propaganda, e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).


Os acordos de cooperação são construídos conforme a especificidade da atividade dos parceiros e incluem os planos de trabalho com atribuições das partes, metas e prazos para execução das ações. Além do comprometimento com a divulgação da campanha, também são previstas cláusulas relativas à formulação e implementação de ações afirmativas. Oferta de cursos de capacitação, realização de censos e estudos, adoção de sistemas de cotas raciais, proposição de leis, estão entre as iniciativas pautadas.

Coordenação de Comunicação SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário