![]() |
| Josias Gomes (PT) |
O deputado federal Josias Gomes passou a ser sondado esta semana pelo alto comando de seu partido, o PT, sobre a possibilidade de disputar em 2012 a Prefeitura de Ilhéus, município cobiçado pelo partido do governador Jaques Wagner há décadas. A idéia obedece a estratégia já consolidada na legenda de enfrentar as eleições nos maiores e mais representativos municípios baianos com quadros mais qualificados, não necessariamente locais, que possam fazer frente à concorrência de partidos aliados, como o PP, o PDT e até o futuro PDB, o qual está sendo organizado pelo vice-governador, Otto Alencar (PP).
A opção por Josias decorre do nível de votação que ele teve na cidade para deputado federal e do próprio desempenho do PT no município. Enquanto o parlamentar registrou mais de cinco mil votos à Câmara na última eleição, no ano passado, Geraldo Simões, cuja base principal é em Itabuna, teve mais de três mil votos e Rui Costa, outro petista eleito deputado federal, obteve mais de dois mil votos na cidade, apoiado pelo ex-candidato da agremiação a prefeito de Ilhéus, Rui Carvalho. “Isto mostra que o PT tem potencial para eleger um candidato a prefeito com folga em Ilhéus”, diz um petista ao Política Livre.
Segundo ele, Josias deve ser estimulado a analisar a candidatura com mais atenção pela cúpula do partido, o que pode incluir o governador Jaques Wagner, a partir do segundo semestre, quando normalmente o PT monta sua tática pré-eleitoral. Na avaliação de petistas, o que também estimula o partido a pensar na candidatura de Josias é o fato de a legenda estar praticamente consolidada e com possibilidade de crescimento em Ilhéus, onde hoje conta com três vereadores. O maior papel do deputado, entretanto, seria conter na região o crescimento do PP, partido aliado do governo na Assembleia Legislativa.
Os progressistas trabalham seriamente com a idéia da candidatura do ex-prefeito Jabes Ribeiro, dentro da mesma estratégia do PT de conquistar pólos regionais importantes no interior com o objetivo de assegurar condições melhores para disputar o governo baiano em 2014, quando terminará o mandato do governador Jaques Wagner. Assim, o PT praticamente fecharia os espaços para o aliado na região, já que é quase certo o relançamento em 2012 da candidatura da mulher de Geraldo Simões, Jussara Feitosa, na vizinha Itabuna. O Política Livre não conseguiu contato com Josias Gomes esta tarde

PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário