Potencial do turismo ilheense é grande, mas faltam informação e planejamento

Cidade tem belas paisagens, mas faltam informação e planejamento

Um levantamento inédito será feito em Ilhéus a partir do dia 29, quando dez pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) entram em campo para “passar um raio X” no turismo local. Trata-se do Inventário Turístico, a primeira ação do Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTS).

Fruto de parceria da Uesc com a Bahia Mineração (Bamin), a pesquisa engloba as instalações do setor de hotelaria, restaurantes e serviços como um todo, inclusive educação e saúde, além das condições das ruas, saneamento, situação ambiental, entre outros aspectos.

“O objetivo é ter informações consistentes que apontem caminhos para tornar o turismo ilheense mais forte e sustentável”, segundo explica o professor Gustavo da Cruz, um dos coordenadores do inventário. O professor é doutor em Turismo e Sustentabilidade pela Universidade de Las Palmas (Espanha).

Empresários do setor têm boas expectativas quanto à formação desse banco de dados. Para o presidente da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Ricardo Myiazato, o inventário deverá resolver um antigo problema do setor, que é a falta dados confiáveis para desenvolver estratégias. “Faltam informações consolidadas e de credibilidade, o que acaba gerando muito achismo”, afirma Myiazato.

A pesquisa será iniciada pela área central da cidade e a conclusão está prevista para o mês de outubro. Depois de Ilhéus, o inventário será realizado em Serra Grande e Itacaré.