quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Indígenas e lideranças religiosas marcam Plenária Regional de Yulo no Litoral Sul

“Pra mim é uma honra celebrar a reeleição do mandato do amigo e aliado dos povos indígenas, deputado Yulo Oiticica. Você Yulo, ajudou a tirar eu e outros irmãos de uma situação complicadíssima, da cadeia”. Com essas palavras, o Cacique Babau, indígena Tupinambá da Serra do Padeiro do município de Buerarema, expressou sua gratidão ao apoio do petista frente às comunidades indígenas da Bahia.

Yulo veio à região para conduzir os trabalhos da primeira Plenária Regional do Litoral Sul promovida pelo mandato, que ocorreu em Ilhéus. O encontro reuniu a militância para decidir os rumos políticos para os próximos anos e para agradecer o empenho das lideranças no último processo eleitoral. “O nosso mandato vai continuar sendo do PT e principalmente dos empobrecidos, dos indígenas, das religiões Católica, Evangélicas e de Matrizes Africanas,” destacou Yulo.

Mais segurança - O encontro serviu ainda para as lideranças apresentarem suas demandas da região ao legislador. “Neste momento aproveito para reivindicar o deputado mais cobrança ao Governador para ajudar a nossa região na área da segurança pública”, sugeriu o prefeito de Itajú do Colônia, Pe. Edinaldo que participou do debate acompanhado do Vereador Jota, da Secretária de Assistência Social Jussara e do Pe. Toni.

Para Alda Maria do Conselho Indigenista Missionário, ONG ligada a Igreja Católica, a região Sul passa por uma crise de representação política, que é recompensada por mandatos a serviços do povo como o do deputado Yulo. “Esta plenária é super importante para fortalecermos nossas lutas e para acreditarmos em nossos sonhos, através da organização popular e da parceria com o deputado Yulo, que mesmo morando em Salvador está mais próximo de nós do que quem diz ser da região”, pontuou.

A Plenária do Litoral Sul reuniu 130 militantes na Câmara de Vereadores neste último domingo (07), e contou com a participação de lideranças de vários municípios como Camacan, Itabuna, Ilhéus, Ibirataia, Ubatã, Almadina, Santa Luzia, Pirai do Norte, Itaju do Colônia e Buerarema. A articulação ficou por conta dos colaboradores do mandato na região Marcelo de Ibirataia, Makrise de Ilhéus e Josivaldo de Itabuna.

O trabalho de Yulo ao longo dos dozes anos na Assembléia Legislativa nas áreas de Direitos Humanos, Juventude e Assistência Social é motivo de alegria e esperança para o Sul da Bahia, como assinalou Dona Isabel, evangélica e militante Iheense. Para o deputado, a experiência de pessoas como Dona Isabel serve para a população não esquecer da história .(Tempo Presente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário