segunda-feira, 26 de abril de 2010

RECLAMAÇÕES CONTRA BANCOS CRESCEM 89%

O número de reclamações e denúncias contra os bancos aumentaram 89% desde 2007, informou o Banco Central. Em 2007, foram 52,8 mil registros; em 2008: 86,8 mil; e 99,8 mil em 2009. Para o chefe do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro do BC, Ricardo Liáo, o número reflete uma maior consciência e conhecimento do cidadão a respeito dos seus direitos. "Há uma ampliação das informações sobre esse tipo de atendimento que o Banco Central presta, como se fosse a última instância", disse.Ele ressalta, no entanto, que determinados assuntos ferem o Código de Defesa do Consumidor e não as regras do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC. Por exemplo, o envio de cartão de crédito sem o pedido do cliente, venda casada de produtos, como crédito e seguros ou planos de previdência, e a não entrega de cópia de contratos. Nesses casos podem ser acionados o Procon e a Justiça.

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