quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PROJETO PORTO SUL FOI APRESENTADO A COMUNIDADE DE URUÇUCA E SERRA GRANDE


.
O Projeto do Porto Sul foi apresentado à população de Uruçuca na tarde de ontem, 19, no Centro de Cultura Água Preta por técnicos da Casa Civil do Governo do Estado e da BAMIN- Bahia Mineração na presença do prefeito Moacyr Leite Junior, vereadores, lideranças e sociedade civil da sede e do povoado Serra Grande, parte influenciada da construção do novo empreendimento.

Na oportunidade foram apresentados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA). Foram esclarecidas também as dúvidas dos cidadãos e cidadãs relativas ao projeto e destacadas questões como a infraestrutura e a importância do Porto Sul para o desenvolvimento econômico e social da Bahia e do Brasil, além das ações que serão executadas pelo Governo para mitigação dos impactos ambientais e sociais.

A comunidade lotou o espaço demonstrando preocupação nos desígnios da região e, sobretudo de Serra Grande que faz parte do território de Uruçuca e área diretamente influenciada. Desapropriação, nacionalidades das empresas, métodos de qualificação de mão de obra uruçuquense, construção de um aterro sanitário foram algumas questões levantadas pela platéia.

De acordo com o prefeito Moacyr Leite Junior, a casa cheia é reflexo da politização de Uruçuca pela defesa dos interesses do município como, por exemplo, geração de emprego e renda. “Estamos aqui para cobrar que não somente Ilhéus e Itabuna sejam contemplados, mas principalmente os pequenos municípios que a rodeiam”, disse. Para o professor Reinaldo Soares, o Porto é da região. “O Porto é Sul e não Porto Ilhéus”, concordou.

Essa apresentação é uma preparação para audiência pública que acontece no próximo dia 29 deste mês no Centro de Convenções de Ilhéus às 14h. “A voz de Uruçuca ecoará nessa audiência”, salientou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário