quinta-feira, 6 de outubro de 2011

“MARCHA DAS VADIAS” DIVULGA MANIFESTO

- MARCHA EM ITABUNA SERÁ NO SÁBADO, ÀS 10H

Cartazes exibidos por mulheres na marcha em Recife (Foto Bernardo Soares/AE-G1).

A Marcha das Vadias em Itabuna será realizada no próximo sábado (8), a partir das 9h, saindo do Jardim do Ó e caminhando pela avenida do Cinquentenário, centro. De acordo com o movimento, será a primeira marcha numa cidade do interior do Nordeste. O evento foi a forma encontrada, no Brasil e no mundo, para denunciar a violência contra a mulher.

De acordo com estatísticas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Itabuna foram registrados 1.305 casos de violência contra pessoas do sexo feminino. Foram 435 casos de ameaça e 394 de lesão corporal.

A Marcha é definida como ação política e protesto irreverente às formas de “condenação” de mulheres que não seguem as “arbitrariedades sociais ou que são subjugadas por essas mesmas regras”. O movimento enfatiza que a maior parte da violência contra a mulher surge em casa ou na família e, veja só, apenas 7% dos estupros são cometidos por desconhecidos.

Coordenadoras explicam que a denominação “Marcha das Vadias” foi escolhida porque “a sociedade precisa ser provocada a repensar os seus valores e práticas”. A palavra vadia, observam, é utilizada costumeiramente para imputar negatividade à conduta feminina.

Clique no “leia mais” e conheça o manifesto da Marcha das Vadias.

>| LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário