segunda-feira, 23 de agosto de 2010

1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano em Barsília

Marcelo Cordeiro com professoras do ProJovem
Do Portal da Juventude

“O futuro do ProJovem é boa cidadania / Aprendendo a cultura sem perder a linha / Aprendendo as matérias com muita dedicação /e isso para todos que é a solução”.São com esses versos de Rap que o estudante carioca Marcelo Cordeiro define o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). Morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Marcelo é um dos beneficiados pelo programa e, indiretamente, é mais uma das vozes que garantem a multiplicidade do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), que foi premiado dia 13, com o Prêmio Mérito ProJovem Urbano.A premiação foi destinada a entidades parceiras que colaboram para o sucesso do ProJovem. Danilo Moreira, presidente do Conjuve, recebeu a placa das mãos do secretário nacional de juventude, Beto Cury. Na platéia, os conselheiros festejaram o reconhecimento e a parceria.

Mostra, Jovem!
Assim como Marcelo, centenas de jovens de todo o país mostraram seus talentos durante a 1ª Mostra de Produções do Projovem Urbano – “Mostra, Jovem!”. Música, teatro, dança, artes circenses, artesanato, desenhos, grafite. Expressões culturais para todos os gostos. As atividades tiveram por objetivo proporcionar um espaço de interação e troca de experiências entre os jovens, professores e coordenadores que integram o programa nos diversos estados e municípios.As estudantes de Juazeiro do Norte (CE) retratam história através retalhos – uma espécie de “cordel em tecido”, chamado Panô. Elas relatam que muita gente se interessa pelo trabalho e compram para presentear ou decorar a casa. O artesanato, quase esquecido, foi ensinado por uma senhora da cidade, e as jovens relatam com orgulho a responsabilidade de dar continuidade a esta arte.A pedido delas, o secretário Nacional da Juventude, Beto Cury, entregou uma das peças produzidas para o presidente Lula, durante a assinatura do decreto que convoca a 2ª Conferência Nacional de Juventude. O ministro Luiz Dulci também foi presenteado com o trabalho das artesãs cearenses.
A 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano foi realizada nos dias 11 e 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Juventude
. Sobre o Projovem Urbano acesse o Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário