sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diáspora Africana Mundial: Luiz Alberto é eleito representante de parlamentes da América do Sul

Direto de Midrand, na República da África do Sul, no encontro Diáspora Africana Mundial - Cúpula de Parlamentares, o deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) foi eleito representante dos parlamentes da América do Sul, nesta quarta-feira, 23 de maio. Com isso, ele vai ficar no continente africano até a próxima sexta-feira (25), quando participará da cerimônia de entrega da declaração e projeto global dos parlamentares africanos e da Diáspora, construída durante o encontro, a convite do presidente do Parlamento Pan-Africanista (PAP), Idriss Ndélé Moussa.

“O Pan-Africanismo foi crucial na constituição da identidade negra, tendo sido um instrumento de unidade de luta destes, por reconhecimento, direitos humanos, igualdade racial e, depois, como elemento agregador na luta pela independência. E, também, como componente aglutinador para formação de uma instituição continental”, defendeu Luiz Alberto.

Na abertura do encontro, na terça-feira (22), o deputado baiano falou sobre a realidade da América do Sul e do Caribe e sobre as experiências do Brasil na realização dos encontros de parlamentares negros e os efeitos produzidos por eles. Em especial, destacou a realização do III Encontro de Legisladores de Descendência Africana das Américas e do caribe, que aconteceu na Costa Rica. Este encontro, em 2005, teve como principal resolução a criação do Parlamento Negro das Américas, que visa consolidar e integrar um fórum para discussão, deliberação, coordenação e advocacia das lutas dos descendentes africanos na América Latina e no Caribe.
O petista também destacou a importância da construção do I Encontro Nacional de Parlamentares Negros das Américas e do Caribe, realizado em 2001, em Brasília, que teve como resultado a apresentação da “Carta de Brasília”. Para ele, estes encontros são o caminho para construir estratégias para o desenvolvimento da nação africana e para garantir a ampliação e o fortalecimento do “Parlamento Negro” em todos os Legislativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário