segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Marcha em Defesa dos Direitos dos Quilombolas tem apoio do PT - Confira a programação.



A primeira edição da marcha, que acontece nesta segunda-feira (07), vai reunir militantes de todo o país em Brasília

Nesta segunda-feira (07) a capital do país vai receber a primeira Marcha Nacional em Defesa dos Direitos dos Quilombolas, uma iniciativa da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ, que tem apoio do Partido dos Trabalhadores. “Em nome das comunidades quilombolas, estamos convidando todas as pessoas que tem simpatia, ou são simpatizantes pela política, pelas comunidades quilombolas, e demais observadores, estudantes, pesquisadores, que possam nos apoiar, não só no dia da marcha mas em outros dias também”, conclama Ivo da Fonseca Filho, um dos coordenadores da CONAQ.

Manifestantes de todo o país estarão reunidos para chamar a atenção sobre a situação das comunidades tradicionais descendentes de quilombos. No dia da marcha será lançada a campanha nacional em defesa dos direitos dos quilombolas. “A ideia desta campanha é mostrar aos poucos que nós existimos, quem somos nós e que somos brasileiros. Essa campanha, na primeira etapa, terá 2 anos de duração.

Será de novembro de 2011 à novembro de 2013. Ela busca envolver artistas e personalidades que possam dialogar com a sociedade a respeito das comunidades quilombolas”, explica Ronaldo dos Santos, um dos coordenadores da CONAQ.

Uma das principais bandeiras do movimento é pela garantia do direito à terra dos quilombolas. “Temos uma bandeira central, que é o nosso direito à terra, é um direito garantido na constituição e que tem sido, sistematicamente, violado, muitas vezes pelo próprio estado brasileiro, e por empreendimentos diversos, interesses diversos do capital, então a gente quer assegurar o nosso território, a partir dela a gente consegue desenvolver todos o nosso modo de vida, nossa cultura, nossa geração de riqueza, a gente consegue, mas sem o território, não há isto, nós não somos ninguém, completa Ronaldo dos Santos.

PT participa de debate no Supremo sobre decreto dos quilombolas

O direito dos quilombolas de permanecerem em seus territórios está sendo ameaçado desde que o partido Democratas apresentou no Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra o decreto 4887/2003, assinado pelo ex-presidente Lula. Esse decreto garante o direito de identificação, reconhecimento, demarcação e titulação de terras tradicionais de quilombos. O PT protocolou duas petições no STF pedindo participação no julgamento da ação. “Estamos ingressando como Amicus Curiae, que é na verdade um parceiro de uma ação subscrita por mim, que pretende fazer valer os direitos dos quilombolas, que o partido chamado Democratas quer anular no STF contestando as políticas implantadas no governo Lula e que agora têm seguimento no governo Dilma”, ressaltou Rui Falcão presidente do PT. (Jamila Gontijo e Ricardo Weg – Portal do PT)


PROGRAMAÇÃO:

7h- Chegada das delegações dos estados
Loca: Esplanada dos Ministérios
Café da manhã tenda de alimentação

8h - Audiência Pública no Conselho Nacional de Educação
Local: Auditório Professor Anísio Teixeira do Conselho Nacional de Educação
Local: Av. L2 Sul Quadra 607

9h – Audiência Pública no Senado Federal – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Local: Plenário nº 2, Ala Senador Nilo Coelho, Anexo II – Senado Federal

13h – Concentração Marcha Quilombola
Local: Em frente a Catedral

14h – Marcha Nacional Quilombola
Local: Esplanada dos Ministérios
Concentração Catedral de Brasília
Marcha circuito esplanada dos Ministérios

18h – Lançamento da Campanha Direitos Quilombolas
Local: Esplanada dos Ministérios
Mesa de Abertura
Apresentação de Show

Fonte: Portal do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário