segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Petrobras é homenageada em almoço pelo deputado Luiz Alberto e blocos afros

Durante o almoço, realizado na quarta-feira, 11 de janeiro, os representantes dos blocos afros de Salvador e Lauro de Freitas prestaram seus agradecimentos à Petrobras, na pessoa do seu presidente, José Sérgio Gabrielli, pelo apoio que a estatal vem dando para o fortalecimento da cultura negra na Bahia.



Com a participação do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir), Luiza Bairros, do secretário de Promoção da Igualdade da Bahia (Sepromi), Elias Sampaio, do pré-candidato a prefeitura de Salvador, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT/BA), do Vereador de Salvador, Moises Rocha (PT), de Arany Santana (Secult) e representantes de 14 organizações negras, a exemplo, do Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Muzenza e Bankoma.

Ao iniciar o almoço o coordenador geral do Fórum de Entidades Negras, Walmir França, ressaltou a importância política da atividade para consolidação da parceria que os blocos afros têm com a Petrobras ao longo dos últimos oito anos. “São quase 10 anos de apoio e por isso temos que ter o momento de agradecer”.

Sergio Gabrielli sinalizou o papel histórico da Bahia na luta contra o racismo e as desigualdades, lembrou da forte relação da Petrobras com a Bahia e com seu povo e da importância de ações direcionadas a cultura implantada na Petrobras. “Era necessário estabelecer um programa mais longo, onde pudéssemos apoiar e fortalecer os blocos afros. Era importante também estabelecer uma política de longo prazo e não apenas o apoio a um evento. Temos trabalhado para garantir sustentabilidade aos blocos afros. O berço da Petrobras é a Bahia, ou seja, ela tem que ter essa relação a comunidade negra que é maioria nesse estado”, reforçou.

O deputado Luiz Alberto defendeu ser fundamental e estratégico para o fortalecimento das políticas culturais na Bahia a ampliação da política de relacionamento com a Petrobras. “Precisamos dialogar e sensibilizar cada vez mais a Petrobras para contribuir com o fortalecimento da cultura negra, dos blocos e das organizações na Bahia. É assim que conseguiremos modificar e valorizar a ação dessas organizações que historicamente vem apresentando a cidade de Salvador e a todo o estado uma nova forma de fazer carnaval, combatendo as desigualdades e levando política e conscientização por onde passam. Tenho certeza que estamos caminhando para consolidação dessa política”, disse.

Para a ministra Luiza Bairros, é urgente a necessidade de implementar e fortalecer a institucionalização dessas políticas no âmbito da Petrobras: “Precisamos firmar a política de cultura negra na Petrobras”.

O pré-candidato do PT para as próximas eleições na capital baiana, Nelson Pelegrino, convidado para a atividade, iniciou sua fala definindo 2012 como o ano da mudança para Salvador. “2012 marca um novo ciclo na cidade de Salvador. As entidades que representam os segmentos do movimento negro têm tido um papel fundamental para mudar Salvador. São esses blocos que nos reafirmam valores e fazem o debate sobre a cidade que queremos. A mão do estado precisa agir no carnaval de Salvador, respeitando essa diversidade”, afirmou Pelegrino.
Já o secretário Elias Sampaio (Sepromi), lembrou do resultado das ações que a Petrobras tem feito para formação da sociedade e parabenizou os blocos afros pelo trabalho que vem fazendo para transformar a Bahia e o Brasil. “A Petrobras tem uma importância para conscientização da população brasileira. Não existe possibilidade de mudança plena em Salvador e na Bahia sem essas pessoas que estão aqui”, declarou.

“Nós temos compromisso de acabar com o apartheid social no carnaval de Salvador. A nossa experiência com a Petrobras quebra um paradigma, emprestamos nossa tecnologia vinda da África e formamos essa parceria. Estamos agradecendo a uma personalidade da Bahia que tem acompanhado os blocos afros a frente da Petrobras.” Ressaltou João Jorge, presidente do Bloco afro Olodum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário