sexta-feira, 3 de junho de 2011

Setorial LGBT do PT baiano revolta-se contra o senador Walter Pinheiro

Manifestantes da marcha contra a PLC 122

A notícia sobre a presença do senador Walter Pinheiro (PT) na Marcha contra a Lei da Homofobia indignou o setorial LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), que, em nota, considerou sua atitude um “equívoco” O movimento lembra que a Bahia foi estado campeão em morte de homossexuais em 2010 e diz que, ao invés de tomar parte na manifestação, Pinheiro deveria voltar suas energias para buscar diminuir a homofobia no País. Leia a íntegra do texto a seguir:

“Consideramos um equívoco por parte do nosso Senador da República Walter Pinheiro a sua participação em uma marcha religiosa que atenta diretamente contra a lei que visa punir crimes contra homossexuais, bissexuais e transexuais no Brasil.

A cada um dia e meio é assassinado um LGBT no país. O ano passado foram 260 mortes por causa da orientação sexual e identidade de gênero da vítima. Outros tantos foram discriminados, violentados, perseguidos e humilhados.

Tornaram-se públicas diversas manifestações de preconceito, discriminação e violência, com cenas que chocaram toda a população. Manifestar-se contrário a uma lei que visa punir tais crimes é o mesmo que manifestar apoio a essas manifestações e isso contribui para uma sociedade ainda mais homofóbica e discriminatória.

O Senador deveria saber que a Bahia foi campeã em assassinatos de homossexuais em 2010 (29 ao todo) e que seu Partido tem resoluções próprias em que apoia a luta contra a homofobia e pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Ao invés de posicionar-se contrário a aprovação de uma lei o Senador deveria debruçar-se então para propor outra alternativa que diminua a homofobia no Brasil, particularmente no nosso estado da Bahia.

Estamos aguardando sua atuação nesse sentido.”

Wesley Francisco
Coordenador Geral Setorial Estadual LGBT do PT da Bahia”

Nenhum comentário:

Postar um comentário