sexta-feira, 17 de junho de 2011

EXCLUSIVO: DS tenta usar pré-candidatura de Bira para negociar participação na Prefeitura de Camaçari

Deputado Bira Coroa


Responsável pelo lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Bira Coroa (PT) à sucessão do prefeito de Camaçari, Luis Caetano, a tendência do senador Walter Pinheiro no PT tenta negociar a indicação de uma secretaria na Prefeitura em troca da retirada de seu nome às prévias do partido no município.

O nome da pasta de interesse da DS (Democracia Socialista) ainda não teria sido revelado, mas representantes da tendência do senador fizeram indicações claras nos últimos dias de que o conflito pela escolha do candidato petista em Camaçari poderia ser superado com uma participação no governo municipal.

De acordo com um petista da DS, por conta da boa relação que tem com Bira Coroa, o prefeito, “numa demonstração de boa vontade”, até teria acenado com a possibilidade de abrir uma conversa sobre o assunto com o deputado.

O problema, adianta a mesma fonte, seria, entretanto, o grupo que cerca Luiz Caetano, para o qual atender à pressão de Bira Coroa e, consequentemente, da tendência que apóia sua pré-candidatura, seria o mesmo que “aceitar um desaforo”.

Eles se referem ao fato de Bira dever praticamente toda a sua trajetória política ao prefeito. Lembram, por exemplo, que foi por intermédio de Caetano que ele chegou à presidência da Câmara Municipal quando era vereador em Camaçari.

É atribuído também ao prefeito praticamente a responsabilidade pela primeira eleição de Bira Coroa à Assembleia, em 2006. Caetano lançou à sua sucessão o secretário municipal Adelmar Delgado (Administração), em torno do qual unificou seu grupo na cidade.

Teria sido uma alternativa à sua mulher, a ex-presidente da Câmara e atual deputada estadual Luíza Maia, uma mulher combativa cuja popularidade é respeitada em Camaçari. A legislação eleitoral, entretanto, a impede de concorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário