sábado, 1 de dezembro de 2012
Terreiro de candomblé será desativado por decisão judicial
Salvador sediará jogo do Brasil contra a Itália na Copa das Confederações
Ações para o Semiárido nordestino são discutidas por autoridades e movimentos sociais
Dilma: País tem de vencer Copa dentro e fora de campo
Veto nos royalties levará a nova batalha no Congresso
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Contas do prefeito de Itacaré são reprovadas
Países em desenvolvimento poderiam economizar mais de R$11 bilhões por ano com planejamento familiar
Mantega prevê dificuldades para informar imposto em nota fiscal
Monte Santo: Comitiva avalia retorno das crianças adotadas
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Sindicato dos Professores dá inicio ao processo eleitoral
Juízes na Bahia aderem a movimento nacional e suspendem atividades
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Dilma Rousseff homenageia artistas no Dia da Cultura
Circunstâncias da morte de Anísio Teixeira serão investigadas pela Comissão da Verdade
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Sandy pode provocar desabastecimento em Cuba, diz ONU
Monte Santo: mãe espera filhos para comemorar o Natal
Justiça condena Ibope a ressarcir Record por erro em medição
TSE pode mudar resultado das eleições em 58 cidades; 5 delas na Bahia
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
CPI deve receber Pagot e Cavendish nesta semana Iara Lemos, G1
Ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot
A CPI que investiga as relações entre o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários, recebe nesta semana alguns dos depoimentos mais esperados desde que a comissão começou a atuar, em abril. Na terça-feira, é aguardado o depoimento do ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot. Já para quarta-feira, está agendado o depoimento do ex-presidente da construtora Delta Fernando Cavedish. Entre os integrantes da CPI, a expectativa é que apenas Pagot preste depoimento. Cavendish ingressou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecer à comissão. O pedido para chamar Pagot foi apresentado após ele declarar, em entrevistas, que teria deixado o Dnit por pressão do grupo de Cachoeira. Leia mais no G1.
Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa nesta segunda
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Governo promete resposta a grevistas na próxima semana
Intermediadora na negociação entre o governo e os diversos movimentos grevistas, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, prometeu até a próxima semana uma resposta definitiva sobre o reajuste aos servidores federais. A titular não antecipou informações sobre quais categorias poderiam receber o benefício ou a extensão do aumento, caso aconteça. Se o governo atender a todas as reivindicações, gastará, segundo a Folha de S. Paulo, R$ 92 bilhões, o que corresponde à metade da folha atual de pagamento e 2% do Produto Interno Bruto (PIB). “É impossível. São duas vezes o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) deste ano”, declarou a ministra. Segundo cálculo dos grevistas, quase 30 órgãos federais estão paralisados. No entanto, devido à diferença dos números apresentados por governo e sindicatos, não é possível apontar com precisão o número de servidores em greve. O fato é que a presidente Dilma Rousseff enfrenta uma das mais amplas mobilizações em quantidade de carreiras e áreas envolvidas.
Governo quer que Incra e Fundação Palmares se manifestem sobre quilombo
TSE diminui tempo de televisão do PSD após recalcular bancada
quinta-feira, 26 de julho de 2012
UBAITABA: PT COLIGA OFICIALMENTE COM PSB PARA ELEIÇÕES DE OUTUBRO

|
Supremo fecha cerco contra prefeito com conta rejeitada
Regina Bochicchio
Prefeitos que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades que configurem ato doloso (intencional) poderão ficar inelegíveis nas eleições deste ano, independentemente do julgamento das câmaras de vereadores.
A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF), adotada no início deste mês, quando se julgou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010), e foca nos gestores que foram ordenadores de despesas e cuja irregularidade motivadora da rejeição pelo TCM seja considerada insanável e por dolo.
Ou seja, gestores que, por exemplo, desviaram verbas de convênios não poderão mais contar com sua força no Poder Legislativo para se livrar de punição. A interpretação dos casos, no entanto, dependerá de cada juiz eleitoral.
Entre os prefeitos que caíram nessa “malha fina eleitoral” estão o comunista Isaac Cavalcante, que concorre à reeleição no município de Juazeiro, e o democrata Capitão Azevedo, que quer manter o cargo no município de Itabuna.
A medida inclui o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP), que, embora não seja candidato no processo eleitoral de 2012, pode ficar inelegível nos próximos oito anos, independentemente do que julguem os vereadores na Câmara, jogando por água seus possíveis planos para 2014, se assim entender o juiz eleitoral até lá.
Levantamento prévio feito pelo advogado eleitoral José Amando Junior, com base na lista enviada pelo TCM ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), identificou 186 prefeitos e ex-prefeitos nessa situação.
O critério adotado pelo advogado para indicar os gestores foi a condenação imposta pelo TCM de ressarcimento de valores ao erário pelo gestor (entre os exercícios de 2004 e 2010), o que caracteriza sua situação jurídica como ordenador de despesas. A reportagem constatou que 46 desses prefeitos e ex-prefeitos concorrem às eleições deste ano em 150 municípios do Estado.
Cinquenta e seis são prefeitos atualmente em mandato, mas somente 22 deles concorrem à reeleição. O PDT aparece com nove gestores e ex-gestores na lista dos 46 candidatos, seguido do PMDB e do PP, com sete. O recém-criado PSD, que debuta nas eleições, mas não com seus representantes na política, têm seis gestores e ex-gestores nessa condição.
Confira aqui a relação dos gestores com contas rejeitadas e de quem obteve liminar na Justiça. Os arquivos estão em formato PDF. Caso seu computador não tenha instalado o programa Adobe Reader, necessário para abrir os arquivos, faça gratuitamente o download do software.
Ficha Limpa - A Lei da Ficha Limpa será aplicada este ano pela primeira vez. Como ainda não há jurisprudência, dependerá de cada juiz eleitoral dar o veredito acerca desse novo texto.
Em outras palavras, o prefeito pode ter cometido barbaridades e se enquadrar no caso descrito, mas o juiz pode entender que ele está livre para ter o registro de candidatura regularizado. Mas a decisão do STF é irrevogável e coloca os tribunais regionais eleitorais numa saia justa.
Debate - Para o advogado José Amando Jr., a decisão do Supremo aumenta a responsabilidade dos tribunais e da Justiça Eleitoral. “Trata-se de uma vitória histórica da opinião pública, verdadeira força motriz dessa decisão vanguardista do Supremo Tribunal Federal, órgão que vem construindo judicialmente a reforma política. Isso aumenta o poder e a responsabilidade dos tribunais de Contas e da Justiça Eleitoral no processo de melhoria da qualificação ético-moral dos candidatos”, avalia.
Para ele, como a decisão é recente, muitos prefeitos e advogados desconhecem que o julgamento das câmaras não é mais indispensável para a inelegibilidade, frise-se, nos casos já especificados. Opinião semelhante tem o técnico Joseph Rodrigues, assistente da Coordenadoria de Auditoria e Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral.
O advogado eleitoral Ademir Ismerim discorda da interpretação. “A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconhece a competência da Câmara”, diz ele. E completa: “A lei é nova, composta por inúmeras interpretações. Vai haver dificuldade para firmar jurisprudência porque pode haver entendimentos diferentes dos juízes dos TREs. Mas, até esse momento, na decisão do TSE, em caso de parecer opinativo pelo TCM prevalece o julgamento da Câmara Municipal”.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 22, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Presidente de ONG é preso por abuso sexual
Ao CNJ, juiz diz que deixa caso Cachoeira por 'cansaço'
São Francisco do Conde: Observatório funcionará durante o São João
por Aparecido Silva
Ailton Pereira, secretário da Semur em Salvador Foto: José Marques / BN
sexta-feira, 15 de junho de 2012
STF nega pedido de Démostenes para suspender ação no Conselho de Ética
Fabiano Costa, G1
Menos de 24 horas após o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de suspender o processo disciplinar contra ele no Conselho de Ética do Senado, a ministra Cármen Lúcia negou o pedido. Em seu despacho de 13 páginas, a magistrada indeferiu o pedido de liminar do senador goiano, argumentando que se trataria de assunto interno do Congresso, não cabendo interferência do Judiciário. Na avaliação de Cármen Lúcia, não ocorreu “ofensa” ao direito de defesa do parlamentar, como alegava a defesa de Demóstenes. “Tratando item controverso derivado de interpretação de normas regimentais, sem a demonstração clara e objetiva de ofensa a direito subjetivo, está-se diante de matéria configuradora de ato interna corporis, imune ao controle judicial”, afirmou a ministra no documento. Leia mais no G1.
Após cancelar agenda, Lula anuncia participação em eventos da Rio+20
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação
Por recomendação médica, ele não irá à Arena Socioambiental
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá assistir à abertura do Segmento de Alto Nível da Rio+20, marcada para quarta-feira, informou a assessoria do instituto que leva seu nome. Voltado para chefes de estado, o evento será aberto pela presidente Dilma Rousseff e pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Também na semana que vem, Lula tem outros dois eventos marcados: na quarta irá se encontrar com o presidente da França, François Hollande, e na quinta participa de um jantar de confraternização oferecido pela Prefeitura do Rio para chefes de Estado. Nesta quinta, o ex-presidente cancelou a sua participação da inauguração da Arena Socioambiental na Rio+20, marcada para sábad, por recomendação médica para que ele poupe a voz. Lula ficou internado entre quarta e quinta no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reavaliação da laringe, procedimento que estava pré-agendado, e retirada do cateter utilizado na quimioterapia contra o câncer na laringe. Leia mais no G1.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Combate à seca tem investimento federal de R$ 2,7 bilhões, diz Dilma
Semiárido brasileiro enfrenta a pior estiagem das últimas décadas
A presidente Dilma Roussef afirmou na manhã desta segunda-feira, durante edição reginal do seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, veiculada no Nordeste e norte de Minas, que o governo federal está investindo R$ 2,7 bilhões no combater à estiagem na região, em ações emergenciais que incluem contratação de caminhões-pipa, construção de cisternas e benefícios fiscais. O programa também teve edição nacional. “Estamos investindo R$ 2,7 bilhões em ações emergenciais para oferecer água, garantir a renda e dar crédito a quem precisa”, diz Dilma, que também valorizou o Bolsa Família e a valorização do salário mínimo, que “garantiram uma grande melhoria de renda na região, protegendo as famílias mais pobres”. Leia mais no G1.
Judiciário discute criação de cotas para contratação de índios e negros
Conselheiro Jefferson Kravchychyn
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) deverá analisar nesta terça-feira proposta de criação de cotas para o ingresso de índios e negros na magistratura e entre servidores do Judiciário. A discussão foi proposta pela advogada indígena Juliene Cunham, segundo a Agência Brasil. O requerimento para análise do tema foi protocolado no início do mês passado. O conselheiro Jefferson Kravchychyn, relator do processo, acredita que a discussão deverá se estender além do CNJ, uma vez que dependeria de projetos de lei e de alteração da própria Lei Orgânica da Magistratura. Na eventualidade de a proposta apresentada pela advogada ser aprovada, os conselheiros do CNJ deverão montar um grupo de trabalho para analisar os possíveis critérios para a instalação de um sistema de cotas, o qual deverá considerar o cenário étnico do país. (Agência Estado)
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Caixa Econômica reduz taxa de juros para pequena e medias empresas
Assembleia prestará homenagem a Luiz Gonzaga nesta sexta
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Chapada Diamantina registra chuvas geradas por aviões
Duas aeronaves com tecnologia de indução de chuvas provocaram ontem as primeiras precipitações pluviométricas geradas artificialmente na região da Chapada Diamantina. Ao todo, os aviões da empresa ModClima, contratada pelo governo do estado, induziram quatro chuvas nos povoados de Guariba, Alagoas e Santa Quitéria, próximos ao município de Itaberara e onde estão plantados cerca de quatro mil hectares de abacaxi. Considerada não poluente, a indução consiste em semear água nas nuvens com potencial para chuva e acelerar o processo natural. O procedimento é baseada na pulverização controlada de gotas através de aeronaves equipadas com tanques de 300 litros de água potável. (Correio)
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Dilma apresenta vetos ao Código Florestal nesta sexta
Diáspora Africana Mundial: Luiz Alberto é eleito representante de parlamentes da América do Sul
Direto de Midrand, na República da África do Sul, no encontro Diáspora Africana Mundial - Cúpula de Parlamentares, o deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) foi eleito representante dos parlamentes da América do Sul, nesta quarta-feira, 23 de maio. Com isso, ele vai ficar no continente africano até a próxima sexta-feira (25), quando participará da cerimônia de entrega da declaração e projeto global dos parlamentares africanos e da Diáspora, construída durante o encontro, a convite do presidente do Parlamento Pan-Africanista (PAP), Idriss Ndélé Moussa.
“O Pan-Africanismo foi crucial na constituição da identidade negra, tendo sido um instrumento de unidade de luta destes, por reconhecimento, direitos humanos, igualdade racial e, depois, como elemento agregador na luta pela independência. E, também, como componente aglutinador para formação de uma instituição continental”, defendeu Luiz Alberto.
FRANÇA:Hollande retirará tropas do Afeganistão até fim do ano
François Hollande, presidente da França
Todas as tropas de combate da França vão sair do Afeganistão até o fim deste ano, disse hoje em Cabul o novo presidente francês, François Hollande, em uma visita não anunciada ao país. Ele afirmou, no entanto, que alguns oficiais permanecerão a fim de dar apoio às forças de segurança do Afeganistão. Hollande disse que as tropas francesas cumpriram suas missões no Afeganistão e agora era hora de voltar, uma retirada antecipada que vai ser coordenada pelos EUA e outros aliados. “Não haverá tropas de combate” após o fim do ano, afirmou o presidente durante uma entrevista à imprensa conjunta com o presidente afegão, Hamid Karzai. O líder francês viajou ao Afeganistão para encontrar-se com as tropas e discutir com Karzai o plano para a retirada das forças de combate um ano antes do programado. A visita não foi anunciada por questões de segurança e Hollande deve deixar o país nas próximas horas. Leia mais no Estadão.
Lídice confirma possibilidade de candidatura, critica PT e responde Jonas Paulo
Thiago Ferreira
Foto: Thiago Ferreira/ Política Livre
Senadora Lídice da Mata (PSB)
A senadora Lídice da Mata confirmou agora há pouco, em entrevista ao Política Livre, que o PSB estuda a possibilidade de apresentar a sua candidatura à Prefeitura de Salvador. A senadora afirmou que conversou com o presidente nacional da legenda, Eduardo Campos (PSB), que pediu a ela que avaliasse essa pretensão, e com o governador Jaques Wagner (PT), em que deixou claro a intenção de “apresentar um projeto partidário para a cidade”. Lídice disse ainda que o PSB tem se sentido livre pela falta de reciprocidade do PT em apoiar candidaturas socialistas em cidades importantes do País.
“Veja bem. O que nós discutimos: Eduardo (Campos, governador de Pernambuco) considera que seria bom que o partido discutisse a possibilidade da minha candidatura. Conversei com o governador Jaques Wagner sobre apresentar um projeto partidário para a cidade. Isso se faz necessário. Em muitas cidades que nós estamos reivindicando o apoio do PT, isso não tem acontecido. O PSB está se sentindo livre. Há reivindicações inclusive em Pernambuco e Ceará, onde os governadores do partido têm sido convocados a apoiar o PT. Quem vai deliberar em última instância é o diretório municipal, mas tem essa indicação. Nós vamos tratar, no partido, localmente e nacionalmente. O partido vai continuar acompanhando as discussões”, disse.
Questionada por este site sobre o que achava das declarações do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, que disse considerar “veleidades” possíveis candidaturas de outros partidos da base do governador Jaques Wagner (veja aqui). “Eu tenho muito respeito pelo presidente do PT, mas essa opinião é uma veleidade”, concluiu
Grupo quer cota racial em concursos para juízes e procuradores públicos
Jornalista brasileiro é detido na Síria
ILHEENSE É PREMIADO NO 5º FESTIVAL DE SANFONEIROS
O músico ilheense Daniel Neto foi uma das estrelas do 5º Festival de Sanfoneiros em Feira de Santana. Ele faturou o segundo lugar do festival na categoria sanfona acima de 8 baixos, o prêmio de Júri Popular e o destaque especial do Júri Técnico.
Daniel Neto encantou as mais de 1.200 pessoas presentes no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ao interpretar O Andarilho e A Morte do Vaqueiro, composições de Luiz Gonzaga. Nas interpretações, Daniel contou com a parceria de Saulo Tacio na zabumba e Roberto Santos no triângulo.
O Rei do Baião foi o grande homenageado do festival promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Uefs. A disputa só terminou nas primeiras horas da madrugada desta quinta, 24. Na categoria de Daniel, o vencedor foi Jeferson Rios.
O destaque dos júris técnico e popular aprendeu a tocar violão com o pai e já participou de projetos musicais como o Seis e Meia, em Ilhéus. Hoje, está concluindo faculdade em Composição na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
ITAMARAJU: PELO MENOS SEIS MORREM EM ENGAVETAMENTO
Do “Radar 64”.
Pelo menos seis trabalhadores rurais morreram e diversos ficaram feridos, em um acidente envolvendo seis ônibus e um veículo da Polícia Militar.
O desastre, segundo a Polícia Rodoviária Federal, aconteceu por volta das 06h da manhã desta sexta-feira (25), na BR-101, perto da cidade de Itamaraju.
Os ônibus, ainda de acordo com as informações, seguiam em comboio e transportavam os trabalhadores para colheita de café em uma fazenda. O forte nevoeiro que atingiu a região pode estar entre as causas do engavetamento.
Uma agente da PRF disse ao RADAR64 que todas as vítimas estavam nos ônibus e que os feridos foram levados para hospitais de cidades vizinhas. Ainda de acordo com a policial, o número de mortos já pode ter subido para 11, informação ainda não confirmada. A pista segue interditada para remoção do veículos.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Dilma reúne-se com base para explicar vetos ao Código
Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura, Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff poderá se reunir nesta quinta com líderes dos partidos da base aliada para explicar a eles os vetos que fará ao texto do Código Florestal, aprovado pelo Congresso. O objetivo é diminuir a resistência dos parlamentares e evitar a derrubada do veto que fará a vários dos 84 artigos do Código. O governo não concorda com as mudanças feitas na Câmara e uma das maiores queixas é em relação ao artigo 62, que, no entender do Planalto, significa anistia aos desmatadores. O artigo 62 trata da polêmica regularização de propriedades que desmataram Áreas de Preservação Permanente (APPs). Nesta quarta, a presidente, mais uma vez, dedicou praticamente toda a sua agenda a discutir item por item os vetos que pretende fazer ao texto. Dilma comandou mais uma rodada de discussão do texto final do Código, repassando cada ponto, com todos os ministros envolvidos na discussão: Gleisi Hoffmann, da Casa Civil; Izabella Teixeira, do Meio Ambiente; Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura; Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário; e Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União (AGU). Nesta quinta, ela repetirá a rodada.
Mulheres vão a Brasília para uma caminhada “antibaixaria”
Bancada Feminina
Uma marcha nacional antibaixaria vai reunir em Brasília, no início do ano que vem, mulheres do país inteiro. O evento foi anunciado ontem pela presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Luiza Maia (PT), ao retornar de Fortaleza onde, a convite da Câmara Municipal daquela cidade, esteve discutindo a Lei Antibaixaria e orientando os vereadores sobre como apresentarem projeto semelhante na capital cearense. Para organizar a marcha, disse Maia, já foi composta, inclusive, uma comissão nacional. Luiza Maia, autora do projeto que se transformou na Lei Antibaixaria, já esteve, além de Fortaleza, em Maceió (AL) e Aracaju (SE), sempre a convite dos vereadores. A deputada informou ontem que pelo menos oito estados brasileiros estão interessados em ter legislação semelhante à sancionada pelo governador Jaques Wagner.(Politica Livre)
Defensoria apura situação de jovem entrevistado por repórter da Band
MP apurará abusos cometidos por programas de TV sensacionalistas na Bahia
segunda-feira, 21 de maio de 2012
MPF quer aumentar pena de Mayara Petruso, condenada por mensagens preconceituosas
Demóstenes Torres afirmou que teme ser preso, diz jornal
162 servidores federais foram expulsos até abril, mostra CGU
Dilma vetará de 12 a 14 artigos do Código Florestal, diz Minc
Cláudio Motta, O Globo
A presidenta Dilma Rousseff vetará de 12 a 14 artigos do Código Florestal, disse o secretário estadual do Ambiente Carlos Minc, que participou, nesta segunda-feira, do lançamento, do Rio Climate Challenge (Rio Clima), a ser realizado na cidade entre os dias 13 a 21 de junho. De acordo com Minc, a presidente não permitirá um retrocesso nas vésperas da Rio+20. “A presidente veta, mas não veta tudo. Ela deve vetar algo como 12 ou 14 artigos. E elaborará uma Medida Provisória para impedir que haja um vácuo legislativo. Se vetasse integramente, valeria o código atual, que também tem muitos problemas”, afirmou Minc no Palácio da Cidade, em Botafogo. “Ao vetar vários artigos estruturantes, como anistia, redução de APPs (áreas de preservação permanente), redução (de faixa de floresta) das margens dos rios, pecuárias das encostas, sobre estes pontos (vetados), não haveria (uma legislação). A MP entra imediatamente em vigor (depois de sua publicação)”. A estratégia da presidenta Dilma, de acordo com Minc, será aproveitar o texto aprovado pelo Senado. Desta forma, explica Minc, a presidente conseguiria apoio para que seus vetos não sejam derrubados. Leia mais em O Globo.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Comissão pedirá documentos sobre ditadura brasileira ao governo dos EUA
Wagner apresenta projetos de desenvolvimento do Estado em Fortaleza; Ponte Salvador-Itaparica e Fiol estão na lista
por Evilásio Júnior
Foto: Mateus Pereira / Secom-BA
Barack Obama e Hollande se encontram antes de reunião do G-8
Foto: Jewel Samad/AFP/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai se encontrar hoje com seu recém-empossado colega francês, François Hollande, numa reunião na Casa Branca. O encontro está marcado para as 12h (de Brasília). O primeiro encontro de Obama e Hollande acontecerá antes de os presidentes seguirem para a reunião de cúpula do G-8 – grupo dos oito países mais industrializados mais a Rússia -, que ocorrerá hoje e amanhã, em Camp David. Hollande, que assumiu a presidência na última terça-feira, deverá anunciar a retirada de todos os soldados franceses que atuam no Afeganistão até o fim do ano. As informações são da Associated Press. (Agência Estado)
Inteligência da Polícia Civil foi fundamental na elucidação de mortes de sindicalistas, diz CUT
terça-feira, 15 de maio de 2012
MPF investiga vítimas da ditadura militar que foram incinerados em usina
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Maiores de 65 anos poderão ficar isentos de pagar pedágio na Bahia
Maiores de 65 anos podem ser isentos da tarifa de pedágio nas rodovias da Bahia monitoradas por concessionárias, caso seja aprovado o projeto de lei no 19.808/2012, de autoria do deputado Eures Ribeiro (PV), apresentado na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, esse será mais um benefício conferido ao idoso, que, assegurado pela Constituição Federal no seu Artigo 230, passou a ter maiores comodidades em recompensa aos anos a fio de dedicação, trabalho e serviços prestados. De acordo com o projeto, a gratuidade apenas será permitida ao idoso se ele estiver conduzindo o veículo de sua propriedade, comprovada com a documentação do carro e de-vidamente habilitado, conforme condições expressas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os artigos segundo, terceiro e quarto contidos no documento, reforçam essas condições, sendo retirado o benefício, no momento que qualquer um dos critérios sejam desrespeitados.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Presidente da Gaviões é indiciado por morte de dois palmeirenses
quinta-feira, 10 de maio de 2012
PEC dos Jornalistas entra em fase final de discussão no Senado
Senado Federal
A proposta de emenda à Constituição que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de Comunicação Social para o exercício do jornalismo (PEC 33/2009) voltou nesta quarta-feira à pauta do Plenário, na primeira sessão de discussão em segundo turno da matéria. A PEC constará da ordem do dia por três sessões deliberativas consecutivas. Apresentada por Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a PEC dos Jornalistas acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é “privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”. No entanto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC. A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF. (Jornal do Senado)
No Brasil existe trabalho escravo”, diz deputado Valmir Assunção
Coordenador do Núcleo Agrário do PT, deputado federal Valmir Assunção (PT-BA)
A votação da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, a PEC do Trabalho Escravo, foi adiada para o próximo dia 22. Segundo o coordenador do Núcleo Agrário do PT, deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), havia ambiente para a votação ontem, mas ainda espera a aprovação da PEC. “Espero que a bancada ruralista — que já fez acordo com o Governo no Senado, quando se tratava do Código Florestal, e não cumpriu — cumpra agora no dia 22 em relação à PEC 438. Não precisamos procurar subterfúgios, porque no Brasil existe trabalho escravo”, disse Valmir. Mesmo com o quórum de 338 deputados presentes, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, aceitou o pedido de adiamento. A principal divergência da Bancada Ruralista, maior responsável pela não votação, é que falta “segurança jurídica” para o conceito de escravidão, apesar de este crime estar tipificado no artigo 149 do Código Penal, além ter o respaldo de tratados internacionais.