terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Entre os mais vendidos, “A Privataria Tucana” não aparece na Veja
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Prefeito é preso no RN suspeito de mandar matar presidente do PT local
Baianos apoiam postura da ministra Eliana Calmon
A população está demonstrando de que lado está na guerra deflagrada no mundo dos “togados”. A corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, tem recebido apoio da população e uma das provas disso está no site Petição Pública. Já são sete os abaixo assinados eletrônicos em apoio à jurista baiana. Cada um deles vem acumulando milhares de assinaturas de todo país. As petições têm nomes diferentes. “Em defesa do CNJ e da corregedora Ministra Eliana Calmon”, “Apoio incondicional a Ministra Eliana Calmon”, “Liberta Brasil”, entre outros. Todos, no entanto, evocam a mesma vontade de dar força à mulher que está se transformando em um símbolo de outra guerra, que a população quer deflagrada, contra a corrupção no país. A consciência demonstrada pela corregedora é de que este é um mal de consequências devastadoras para o Brasil e deve ser combatida com determinação é compartilhada pelos que assinam as petições. Além do nome e de outras informações, o site deixa um espaço para que as pessoas expressem suas opiniões. Há quem aproveite o espaço para atacar aqueles que se opõem ao trabalho da corregedora e demonstrar como suas ações estão sendo interpretadas. Leia mais na Tribuna.
sábado, 24 de dezembro de 2011
'Quem não deve não teme', dizem juízes sobre críticas ao CNJ
Eliana Calmon, corregedora do CNJ
Dilma promete luta contra corrupção em mensagem de final de ano
Juízes defendem Eliana Calmon e expõem racha da categoria
Um grupo de juízes federais começou a coletar ontem assinaturas para um manifesto público condenando as críticas feitas pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) à atuação da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. “Entendemos que a agressividade das notas públicas da Ajufe não retrata o sentimento da magistatura federal. Em princípio, os juízes federais não são contrários a investigações, promovidas pela corregedora. Se eventual abuso investigatório ocorrer é questão a ser analisada concretamente”, afirma o manifesto, para realçar que “não soa razoável, de plano, impedir a atuação de controle da corregedoria”. A ideia surgiu em lista de discussão de magistrados federais na internet. Foi proposta pelo juiz federal Rogério Polezze, de São Paulo. Ganhou adesões após a manifestação do juiz Sergio Moro, do Paraná, especializado em casos de lavagem de dinheiro, não convencido de que houve quebra de sigilo de 200 mil juízes. “Não estou de acordo com as ações propostas no STF nem com as desastradas declarações e notas na imprensa”, disse Moro. “É duro como associado fazer parte dos ataques contra a ministra”. “Não me sinto representado pela Ajufe, apesar de filiado”, afirmou o juiz federal Jeferson Schneider, do Paraná, em mensagem na lista de discussão dos juízes. Marcello Enes Figueira disse que “assinava em baixo do que afirmou o colega Sergio Moro”. (Folha)
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Yulo concede 13 títulos de utilidade pública na Assembleia
TCM rejeita contas das Câmaras de Ipirá, São Miguel das Matas e Ubaitaba
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Ilhéus: Presidente da Câmara é multado pelo TCM após aumentar próprio salário para R$111 mil
Luiza Maia quer punir Luiz Caldas com perda de 30% de cachê
Com mais de 200 assinaturas, pedido para CPI das Privatizações é protocolado
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Brasil gera 43 mil empregos em novembro, aponta Caged
O Brasil registrou a criação de 42.735 vagas com carteira assinada em novembro. Este é o pior resultado do ano e o pior mês de novembro desde 2008, quando houve fechamento de 40.821 postos de trabalho. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho. Na comparação com novembro de 2010, o resultado foi 69% menor, quando foram gerados 138.247 postos de trabalho. Em relação a outubro, segundo o Ministério do Trabalho, houve redução no ritmo de crescimento do emprego –quando foram criadas 126 mil vagas, queda de 66% na geração. O resultado, segundo o governo, é o reflexo dos efeitos negativos da crise internacional que atinge em especial “alguns setores de atividade econômica, como a agricultura, a indústria de transformação, construção civil e o ramo de ensino do setor serviços”. O resultado é decorrente da contratação de 1.620.422 milhão de pessoas e da demissão de 1.577.687 milhão de trabalhadores. (Folha)
Eliana Calmon diz ter ficado "supresa" com decisão de limitar CNJ
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
‘Presidência jamais esteve nos planos’, diz autor de livro sobre Dilma
Ricardo Batista Amaral reconta trajetória de Dilma em livro
Os bastidores da trajetória de Dilma Rousseff, de jovem militante a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil, são relatados no livro “A vida quer é coragem”, do jornalista e ex-assessor da Casa Civil, Ricardo Batista Amaral. A obra foi lançada nesta quinta-feira, em uma livraria, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além da foto inédita de Dilma sendo interrogada por militares, durante o período de ditadura, o livro ainda apresenta imagens da presidente em família, em cochichos com o presidente Lula, e em crises do governo petista, como o mensalão. Amaral ressalta que o livro é uma obra jornalística, fruto de uma pesquisa de 25 anos de trabalho como repórter de política. Para desvendar os segredos de Dilma, o autor ouviu os ex-maridos dela, Carlos Araújo e Cláudio Galeno, o secretário pessoal da presidente, além de militantes da extinta organização clandestina Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares, liderada pela presidente. (G1)
Bahia lidera número de crimes contra jovens e negros no Brasil

Avaliação de Dilma no fim do 1º ano de mandato supera a de Lula e FHC
Na comparação entre os governos Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, a avaliação de “ótimo” ou “bom” da presidente é a melhor da série histórica do final do primeiro ano de mandato, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira. Dilma registrou 56% (mesmo índice alcançado em março), enquanto Lula tinha 51% e Fernando Henrique, 43%. A pesquisa mostra que a avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff voltou a subir entre setembro e dezembro. O índice de pessoas que consideram a gestão como ótima/boa passou de 51% para 56%. (Folha)
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Planta do Piauí pode curar a Aids
Livro de acusado de participar de espionagem para campanha de Dilma acusa Serra de receber propina
Um livro que chegou à praça no fim de semana acusa o ex-governador José Serra de receber propinas de empresários que participaram das privatizações conduzidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Publicado pela Geração Editorial, “A Privataria Tucana” foi escrito pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr., que no ano passado foi acusado de participar da montagem de uma central de espionagem no comitê da campanha da presidente Dilma Rousseff. O livro sustenta que amigos e parentes de Serra mantiveram empresas em paraísos fiscais e as usaram para movimentar milhões de dólares entre 1993 e 2003, mas não oferece nenhuma prova de que esse dinheiro tenha relação com as privatizações.Algumas informações do livro circularam na campanha eleitoral do ano passado e boa parte do material foi publicada antes por jornais e revistas, entre eles a Folha.
Sancionada lei que proíbe fumo em local fechado em todo o país
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados. A mudança na legislação foi publicada nesta quinta-feira no “Diário Oficial da União”. A regra é fruto de uma emenda à Medida Provisória (MP) 540/2011 apresentada pelo governo federal e que previa, entre outros temas, a utilização de recursos do FGTS em obras da Copa. Conforme o texto sancionado pela presidente, o Poder Executivo precisará regulamentar o artigo que trata sobre o fumo. Não há prazo para que a regulamentação seja feita. (G1)
Deputado consegue mais de cem assinaturas para CPI
Faltam apenas 30 assinaturas, das 171 necessárias, para instauração da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra privatizações no governo de FHC (Fernando Henrique Cardoso). O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) está encarregado de buscar apoio (PCdoB-SP) na Câmara. – O Congresso Nacional, neste momento, tem que dar uma resposta à altura do prejuízo que a população teve vendendo todo esse patrimônio [estatais]. O PSOL é dos partidos que defende as investigações sobre a venda de estatais. (Jornal da Record News)
Governo sanciona Lei da Economia Solidária

Irã oferece assistência médica a Lula
Ex-presidente Lula
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, divulgou nesta quinta-feira uma oferta para “qualquer assistência médica” que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva possa precisar em sua luta contra o câncer de laringe. “Embora estejamos certos de que o Brasil é a casa de alguns dos melhores e mais experientes médicos e especialistas, eu gostaria de, por este meio, anunciar que meu país está pronto para oferecer qualquer assistência médica que você possa precisar”, escreveu Ahmadinejad em uma carta publicada no site da Presidência. O líder iraniano ressaltou que Lula, de 66 anos, é “um dos mais importantes políticos no Brasil e um dos que pedem paz e justiça mundial”. (Folha)
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
"Não há a menor veracidade", diz Dilma sobre aglutinação da Secretaria de Políticas para as Mulheres
Oi lidera reclamações no Procon baiano em 2011
Itabuna: PF invade gabinete e casa de vereador e apreende materiais
PF apreendeu computadores e documentos do edil |Foto: Pimenta na Muqueca
Governo quer implantar bibliotecas em todas as cidades do país até 2020
sábado, 10 de dezembro de 2011
Nobel da paz é entregue, pela primeira vez, a três mulheres
Pará: Exército reforçará segurança do estado durante plebiscito
Maioria dos eleitores do Pará rejeita divisão do estado, diz Datafolha

Capoeira dá adeus ao mestre João Pequeno
Prestes a completar 94 anos (em 27 de dezembro), 79 deles dedicados à capoeira, o mestre João Pereira dos Santos, mais conhecido como Mestre João Pequeno, morreu nesta sexta-feira, em Salvador, em decorrência de uma infecção intestinal, segundo fonte próxima da família. Ele estava internado no Hospital Teresa de Lisieux. O corpo do capoeirista será enterrado neste sábado,10, às 16 horas, no cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília. Considerado o mais antigo discípulo de Mestre Pastinha – tido como o maior difusor da capoeira angola no país e morto em 1981 –, Mestre João Pequeno nasceu no município de Araci (a 210 km da capital baiana), em 1917. (A Tarde)
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Recursos destinados ao municipio de Ubaitaba ano 2011
Transferência de Recursos por Estado/Município
UF: BAHIA Exercício: 2011
Total destinado ao Estado: | R$ | 17.748.621.332,70 |
Total destinado ao Governo do Estado: | R$ | 6.692.623.541,07 |
Total destinado aos municípios do Estado: | R$ | 11.055.997.791,63 |
Total destinado ao município UBAITABA: | R$ | 18.727.574,54 |
Total destinado à ação Royalties: | R$ | 125.298,16 |
Total destinado ao favorecido UBAITABA PREFEITURA UBAITABA PREFEITURA GABINETE DO PREFEITO: | R$ | 125.298,16 |
Mês | Fonte - Finalidade | Modalidade de Aplicação | Valor (R$) | ||
---|---|---|---|---|---|
Outubro/2011 | STN - Transferências a Municípios | 13.061,69 | |||
Setembro/2011 | STN - Transferências a Municípios | 13.248,00 | |||
Agosto/2011 | STN - Transferências a Municípios | 13.337,92 | |||
Julho/2011 | STN - Transferências a Municípios | 13.883,69 | |||
Junho/2011 | STN - Transferências a Municípios | 13.269,35 | |||
Maio/2011 | STN - Transferências a Municípios | 13.329,80 | |||
Abril/2011 | STN - Transferências a Municípios | 11.090,56 | |||
Março/2011 | STN - Transferências a Municípios | 11.931,49 | |||
Fevereiro/2011 | STN - Transferências a Municípios | 11.746,55 | |||
Janeiro/2011 | STN - Transferências a Municípios |
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
2014: Wagner admite novo nome no PT, aconselha Gabrielli e diz que não disputará nada
O governador Jaques Wagner (PT) não descartou o surgimento de mais um nome no PT à sua sucessão, em 2014, mas também não deu muita ênfase à hipótese, durante jantar ontem à noite com jornalistas no Palácio Rio Branco. “Pode surgir mais um candidato, inclusive nos partidos aliados, embora ache que provavelmente a cabeça da chapa será do PT, sem tirar o direito de ninguém querer disputar”, afirmou Wagner, que listou as vantagens e dificuldades dos quatro nomes a que tem se referido no PT como viáveis.
“(José Sérgio) Gabrielli (presidente da Petrobras) é um nome provado. (O senador Walter) Pinheiro é provado na densidade eleitoral. Moema (Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas) é reeleita e tem punch eleitoral. Luiz Caetano (prefeito de Camaçari) é reeleito, tem sucesso, vamos ver se fará o sucessor”, afirmou Wagner, observando que quatro é um número bom para a escolha do eleitor e que não colocará a mão sobre nenhum deles até 2013, porque isto seria dividir as forças do partido.
“As pessoas têm que ralar, se credenciar”, acrescentou, analisando ainda que, se tiver realmente a pretensão de disputar sua sucessão, José Sérgio Gabrielli terá que deixar a Petrobras e desembarcar na Bahia para militar no partido ou trabalhar no seu governo. Para Wagner, quem faz o sucessor cresce e quem não faz decresce no ranking dos prováveis candidatos, assim como “se eu chegar bem em 2014 peso mais, se chegar menos, peso menos”.
“Mas quero discutir isso só no segundo semestre de 2013. Pesquisa que vale é a partir de abril do ano eleitoral”, declarou, anunciando ainda que não será candidato a nada em 2014 e que tem como objetivo, principalmente, fazer seu sucessor ou sucessora e trabalhar pela reeleição da presidente Dilma Rousseff. “Não é preciso mandato para fazer política. O mais importante para mim é o reconhecimento de que mudamos a Bahia na relação com tudo”, declarou.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
1º DESEMBARGADOR NEGRO DO ES
Willian Silva recebeu 22 votos favoráveis

Conselho pede promoção de Luislinda Valouis
Juíza Luislinda Valouis
O Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta terça-feira por unanimidade determinar que o Tribunal de Justiça da Bahia julgue, por antiguidade, a promoção da juíza Luislinda Valouis ao cargo de desembargadora na próxima reunião ordinária do pleno do Tribunal de Justiça, que está marcada para o dia 14 de dezembro. Desde 2003 a juíza espera pela promoção. O conselheiro Jorge Hélio Oliveira acatou um pedido de liminar que foi ratificado na noite desta terça no CNJ, na última sessão do ano. Na decisão, o conselheiro determina que a promoção da juíza seja julgada independente do preenchimento das vagas pelo critério de merecimento. Luislinda Valouis é a primeira juíza negra do Brasil e hoje atua como magistrada substituta do Tribunal de Justiça da Bahia. (G1)
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Carlos Marighella é anistiado pelo Ministério da Justiça em Salvador
Foi declarada nesta segunda-feira a anistia política do líder político baiano Carlos Marighella, morto durante a ditadura militar. Marighella, que completaria cem anos hoje, foi homenageado em cerimônia no Teatro Vila Velha, como parte da 53ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça. O governador Jaques Wagner esteve presente. Nascido em Salvador, Marighella foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) até 1967, quando foi expulso e fundou outro partido, a Aliança Libertadora Nacional (ALN), que defendia a luta armada contra a ditadura. Ele chegou a ser considerado o inimigo número um dos militares até 1969. Dois meses depois de participar do sequestro do embaixador dos EUA Charles Elbrick, Marighella sofreu uma emboscada em São Paulo e foi morto ao resistir à prisão. “Ele sempre deu a vida para mudar a situação do país. Acho que isso é um reconhecimento do povo baiano”, disse a viúva de Marighella, Clara Charf. (Correio)
Luiza Maia quer aumento de 50% no orçamento da Secretaria das Mulheres
A presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (AL), Luiza Maia (PT), apresentou emenda ao orçamento do estado a fim de potencializar a luta por igualdade entre os gêneros na Bahia. A deputada estadual propõe que a Secretaria de Políticas para as Mulheres receba um acréscimo de 50% no volume de recursos previstos para 2012, saltando, dessa forma, de R$ 10 milhões para R$ 15 milhões anuais. O montante que incrementaria o trabalho da estrutura comandada por Vera Lúcia Barbosa sairia da pasta da Comunicação Social. De acordo com a sugestão da petista, os R$ 5 milhões adicionais dirigidos à SPM serão direcionados para a construção de centros de referências e na operacionalização de políticas públicas de combate à violência de gênero.
Lula volta a despachar no instituto e encontra Dilma nesta tarde
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Bahia comemora Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
“O Último Romance de Balzac” na programação da IV Conferência
“O Último Romance de Balzac”, novo longa-metragem dirigido pelo baiano Geraldo Sarno, é destaque da programação da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia. O documentário será exibido logo mais no auditório do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. “Este filme é a minha contribuição última para o cinema do pensar. Nasce do desejo de articular uma linguagem que pense, que formule conceitos. O documentário articula pensamento mágico, religião, pensamento mágico e arte”, destacou Sarno.
O longa é baseado no livro “O Avesso de um Balzac Contemporâneo – arqueologia de um pastiche”, resultado de dez anos de estudo do psicólogo Osmar Ramos Filho sobre outro livro, “Cristo espera por ti”, ditado por Balzac ao médium Valdo Vieira.
Show de Zeca Baleiro na IV Conferência de Cultura
O show de Zeca Baleiro na IV Conferência de Cultura na Praça Barão do Rio Branco em Vitória da Conquista, foi o ponto alto das apresentações artisticas do encontro, um grande público compareceu a praça e promoveu uma intensa troca de energia com esse artista que a cada trabalho confirma sua trajetória de sucesso com canções carismáticas que trazem sempre uma mensagem criativa e baseada na cultura brasileira e em seus ritmos.
Sociedade civil e poder público constroem juntos políticas culturais
IV Conferência Estadual é encerrada com apresentação de propostas
prioritárias para a cultura do Estado
“Para construir uma cultura democrática, criativa e solidária é preciso que sociedade civil e poder público exerçam a diversidade e a pluralidade no cotidiano de suas ações”. Foi o que declarou o secretário de Cultura, Albino Rubim, hoje, no encerramento da IV Conferência Estadual de Cultura, realizada em Vitória da Conquista. O encontro contou com mais de mil participantes e 158 delegados, que representaram 153 municípios pertencentes aos 26 Territórios de Identidade da Bahia. Das propostas construídas ao longo das etapas municipais, territoriais e setoriais, 76 eleitas como prioridades para a cultura da Bahia.
Rubim destacou a qualidade dos debates ocorridos durante todas as etapas da conferência, baseados em defesa de ideias e construção coletiva. “Agradecemos a todos os que fizeram esse processo democrático acontecer. Queremos que vocês enviem críticas, sugestões para que possamos fazer uma avaliação qualificada do processo e garantir que as próximas conferências sejam espaços onde todos se sintam realizados”, destacou Rubim, que destacou também a necessidade de garantir um tempo maior para os debates.
Chico Anysio volta a ser internado, mas passa bem
O humorista Chico Anysio, de 80 anos, voltou a ser internado no Hospital Samaritano, em Botafogo (Zona Sul) menos de um mês depois de ter recebido alta, segundo informações do G1.De acordo com a assessoria de imprensa de Chico, ele foi levado ao hospital na quarta-feira, após uma febre alta. Os médicos descobriram uma contaminação por fungos que está sendo tratada com antibióticos administrados via venosa e por isso ele permanece internado, desde então. Segundo a assessoria, o humorista está lúcido, bem disposto e respondendo bem aos medicamentos. No dia 11 de novembro, Chico Anysio deixou o hospital depois de cinco dias de internação por causa de fortes dores nas costas. A assessoria do humorista disse , na ocasião, que o que tinha causado a internação foi “uma vértebra quebrada há uns seis ou sete anos que às vezes voltava a doer”. (O Globo)
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Governador sanciona lei da Cultura em Vitória da Conquista
