quinta-feira, 30 de junho de 2011
Vila de Abrantes: Polícia divulga retrato falado de suspeito de matar adolescente
A Polícia Civil divulgou no início da tarde desta quinta-feira (30) o retrato falado do suspeito de sequestrar e matar uma adolescente de 16 anos na localidade de Vila de Abrantes, em Camaçari (ver nota). O namorado e o pai de Adriane Melo de Jesus, de 16 anos, participaram do processo de elaboração da imagem do acusado no Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador. O corpo da jovem, que estava desaparecida desde a noite de terça (28), foi encontrado com marcas de tiros na tarde desta quarta (30), em um terreno baldio às margens da Estrada do Coco. Adriane teria desaparecido quando voltava da casa de uma amiga com o namorado, de 17 anos. Um carro preto teria parado e um homem teria obrigado a adolescente a entrar no veículo, em frente a um posto de combustível. Adriana Maria de Melo, mãe da jovem, afirmou que o bandido mandou o namorado da vítima correr e jogou o celular dela Adriane na rua. De acordo com o Correio24horas, Júlio César Melo, pai da vítima, é soldado da Polícia Militar e atua na 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (Vera Cruz). O serviço de investigação não descarta a hipótese de crime por vingança. Informações sobre o suspeito podem ser enviadas para a polícia através do Disque Denúncia pelo telefone (71) 3235-0000 (a identidade do denunciante é garantida).
Conselho de Ética rejeita processo contra deputado Bolsonaro
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar rejeitou o processo disciplinar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Os deputados votaram contra o parecer prévio do relator, deputado Sérgio Brito (PSC-BA), que defendia a admissibilidade do processo. Foram dez votos contrários ao relatório, sete a favor e cinco ausências, segundo a Agência Câmara. A representação, apresentada pelo PSOL, pedia a cassação do mandato de Bolsonaro e se referia a declarações prestadas pelo parlamentar em um programa de televisão e também a um desentendimento com a senadora Marinor Brito (PSOL-PA). (G1)
PF indicia repórter por publicar dado sigiloso
Senado cria punição para político que criar novo partido e embaraça vida de Kassab e Marina
O Senado aprovou ontem uma proposta que ameaça com perda de mandato os políticos que deixarem seus partidos para participar da fundação de outra sigla. Batizada de “emenda Kassab”, a mudança elimina a principal brecha nas regras de fidelidade partidária instituídas pela Justiça Eleitoral.
A proposta ainda precisa ser aprovada na Câmara para virar lei. Se isso acontecer, a desfiliação para criar uma nova legenda passará a ser considerada “justa causa” para a perda de mandato. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a ex-senadora Marina Silva devem ser os maiores prejudicados.
Eles tentam convencer aliados a abandonar o DEM e o PV, respectivamente, para acompanhá-los na criação de novos partidos. O texto também ameaça os mandatos de políticos que deixarem suas legendas durante processo de fusão, que afrontem o programa partidário ou que cometam “grave discriminação pessoal”.
A mudança foi sugerida pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), cujo partido tenta estancar a debandada promovida por Kassab. Ontem, a Comissão de Constituição de Justiça do Senado também aprovou o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A mudança ainda precisa ser votada em plenário.
A comissão ainda aprovou a realização de um referendo sobre a reforma política, no qual os eleitores seriam convocados a escolher entre votar diretamente nos candidatos ou em listas formuladas pelas direções dos partidos. (Folha)
Em missão do governo, Lula faz 1º discurso na União Africana
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta-feira em Malabo, na Guiné Equatorial, durante a 17ª Sessão da Assembleia-Geral da União Africana. Lula afirmou que a sua presença como chefe da missão do governo brasileiro para o encontro reforça a importância dada pela presidente Dilma Rousseff em estreitar as relações entre o Brasil e a África. Convidado especial da União Africana, Lula agradeceu o apoio dos países do continente à candidatura brasileira para a direção da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). “A eleição de (José) Graziano é um trunfo dos países em desenvolvimento e um reconhecimento do crescente papel que desempenham num mundo cada vez mais multipolar”, disse. (Terra)
Operação da PF em Minas prende parente de Aécio
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Convocação das Conferências Municipais de Juventude termina dia 1º de julho
Divulgação
O prazo de encerramento para que os prefeitos baianos convoquem as Conferências Municipais de Juventude termina no dia 1º de julho. Após isso, a própria sociedade civil organizada poderá convocá-las de maneira autônoma, sem a necessidade burocrática da presença da figura do gestor público maior dos municípios: os prefeitos. Até agora, apenas 40 cidades baianas já convocaram as suas Conferências Municipais.
Dois de julho poderá se tornar data histórica no calendário nacional
Em um mês, rede estadual terá mais 3,2 mil professores
Grupo invade fórum e rouba armas e drogas apreendidas em Buerarema
Comissão aprova fim das coligações nas eleições proporcionais
terça-feira, 28 de junho de 2011
Quase 40 mil famílias terão imóveis rurais regularizados no estado
Grupo de hackers brasileiros convoca para passeata
Classes ABC ganham 13,1 mi de brasileiros desde 2009, diz FGV
Myriam Rios vira assunto no Twitter em polêmica com homossexuais
Dilma nomeia Lula para chefiar missão do governo brasileiro na África
Poções: Vereador acusa presidente da Câmara de tê-lo ameaçado de morte e ele nega
Documentos secretos da ditadura ‘desapareceram’, diz ministro da Defesa
Nelson Jobim
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira, que a proposta de acabar com o sigilo eterno de documentos secretos brasileiros não deve criar polêmica em relação ao governo militar (1964-1985), pois os papéis referentes ao período “desapareceram”. Segundo ele, as Forças Armadas não têm “nada a esconder” e não seriam afetadas caso o Senado aprove a Lei de Acesso à Informação. “Não há documentos (sobre o governo militar). Nós já levantamos e não têm. Os documentos já desapareceram, foram consumidos à época, então não há problema nenhum em relação a essa questão”. Jobim classificou como “bem desenhado” o projeto aprovado na Câmara, que limita a uma única vez a possibilidade de renovação do prazo de sigilo dos documentos oficiais, dispositivo que foi criticado pelos ex-presidentes Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP). Com isso, os papéis classificados como ultrassecretos ficariam protegidos por, no máximo, 50 anos. (Estadão)
A convite de Wagner, “blogueiros progressistas” vão se reunir em Salvador em 2012
Acidente envolvendo van da Band deixa quatro mortos e dois feridos na BR 242
Brasil é o país que mais reduz desigualdade entre Brics
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Justiça autoriza primeiro casamento gay do país
Por Bahia Notícias
A Justiça de São Paulo autorizou, nesta segunda-feira (27), um fato histórico: o primeiro casamento civil gay do Brasil. De acordo o Tribunal de Justiça (TJ) do estado, o juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, homologou a conversão da união estável entre o cabeleireiro Sérgio Sousa e o comerciante Luiz Moresi em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. “É uma felicidade imensa. Ainda estou tentando compreender esse momento histórico. A gente luta por tantos anos e quando acontece, a gente entra em êxtase. É por isso que eu divido e dedico essa vitória a todos os militantes”, contou Luiz André. O casamento civil chega após oito anos de união estável dos dois. Eles irão ao Cartório de Registro Civil, em Jacareí, na manhã desta terça-feira (28), buscar a certidão de casamento. De acordo com o TJ, a decisão tem como principal fundamento o julgamento do Supremo Tribunal Federal, de 5 de maio, que reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.
Aeroportos deverão ter internet sem fio gratuita no final de julho
Por Bahia Notícias
Por determinação da própria presidente Dilma Rousseff, os aeroportos sob a administração da Infraero devem colocar internet sem fio gratuita à disposição até o final do mês de julho, de acordo a chefe da Casa Civil, Gleise Hoffman. "A presidenta Dilma quer internet gratuita nos aeroportos. Se não der no início [do mês], queremos pelo menos que pegue o final de julho", explicou. A declaração da ministra foi feita nesta segunda-feira (27), em Brasília, onde também anunciou um plano de controle no tráfego aéreo brasileiro, a fim de evitar os atrasos recorrentes nesse período, quando aumenta o número de passageiros. “Temos que ter bom gerenciamento da nossa malha aérea. A presidenta Dilma quer receber relatórios com análise circunstanciada dos voos com grandes atrasos”, explicou.
Acidente com banda mata dançarina e deixa seis feridos na Bahia
Governador Jaques Wagner define 2º e 3º escalão
Dilma promete financiamento de R$ 107 bi para agricultura
domingo, 26 de junho de 2011
LOCALIZADA JOVEM QUE ESTAVA DESAPARECIDA
Mulher acorda em seu velório, passa mal e morre "novamente"
Por Bahia Notícias
Por Bahia Notícias
Uma mulher de 49 anos não resistiu ao susto de ter acordado em seu próprio velório em Kazan, na Rússia, enfartou e morreu definitivamente. A família de Fagilyu Mukhametzyanov, 49, encomendou o enterro após ela ter sido declarada morta por engano. Durante a cerimônia, ela acordou e viu amigos e parentes rezando. Levantou desesperadamente e começou a grita. Segundo Fagili Mukhametzyanov, seu marido, a mulher começou a sentir fortes dores no peito e desmaiou quando chegou em casa. “Seus olhos tremiam e nós corremos para o hospital, mas ela só viveu por mais 12 minutos, na UTI, até morrer de novo”, contou Mukhametzyanov. “Estou com muita raiva e exijo respostas. Ela não estava morta da primeira vez e, por isso, os médicos podiam ter salvado sua vida”, completou. O porta-voz do hospital de Kazan, Minsalih Sahapov, disse que está investigando o caso. Informações do jornal norteamericando New York Daily News.
Governador de Nova York sanciona lei que permite o casamento gay
terça-feira, 21 de junho de 2011
Pelo 5º ano consecutivo, Bahia lidera ranking de assassinatos contra homossexuais
Mãe de Eduardo Campos denuncia site que disse que Chico Buarque seria pai do governador
Jucá é dono oculto de terreno em disputa, diz lobista
Rodrigo, filho de Romero Jucá, disputa na Justiça terreno com ex-vice-governador de Roraima
O lobista Geraldo Magela Rocha, que afirma ter sido “laranja” do líder do governo no Senado em uma televisão, e em uma faculdade diz agora que também representou Romero Jucá (PMDB-RR) num estranho negócio imobiliário. Segundo Magela, Jucá é sócio oculto de um terreno em Boa Vista (RR) que está sendo disputado judicialmente. O lobista conta que foi intermediário em uma transação em que Jucá buscava ser parceiro do ex-governador de Roraima Antônio Airton Oliveira Dias. A transação aconteceu em 2001. Airton era dono de um terreno de 40 mil metros quadrados, e a pretensão era construir ali um condomínio residencial. “Para isso, o Airton passou uma procuração para mim para que fosse iniciado o negócio, a pedido do Romero. Eu, na transação, seria o representante do Romero”, explica o lobista. Com a procuração, Magela faz uma venda, pelo menos no papel, para o filho de Romero Jucá, Rodrigo Jucá. Algo, porém, não deu certo no negócio. Airton reclama, na Justiça de Roraima, que passaram a perna nele. A escritura do terreno foi repassada para Rodrigo, e Airton diz não ter visto a cor do dinheiro. Leia mais no Congresso em Foco.
Prefeito e primeira-dama de Taubaté (SP) são presos por fraude
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Milton Santos será homenageado pelo Congresso Nacional
O jornalista e geógrafo Milton Santos, que completa 10 anos de morte no próximo dia 24 de junho, será homenageado pelo Congresso Nacional. Considerado um dos mais importantes intelectuais da história do Brasil, o baiano dedicou toda a sua obra ao entendimento nas desigualdades entre os homens e as sociedades humanas ao redor do mundo. A sua trajetória política e intelectual reafirma a importância da luta por justiça e igualdade, e da participação de homens e mulheres negras na construção do país. O trabalho dele serviu de inspiração para o que, hoje, veio a se constituir como Fórum Social Mundial, o qual foi convidado a se associar como fundador. A sessão, requerida pelo deputado federal baiano Luiz Alberto (PT), será realizada no dia 28 de junho, às 10h, no plenário da Câmara, em Brasília. Entre os convidados estão autoridades brasileiras, representações diplomáticas dos países onde Santos atuou como professor e representantes de diversas entidades brasileiras.
gu Jogador admite que bebeu 10 cervejas antes de acidente que matou três
Bahia tem o maior número de miseráveis em todo o Brasil
De acordo com IBGE, 17,7% da população do estado, vivem com uma renda mensal per capita de até R$ 70
Não há, em todo o Brasil, nenhum estado com mais miseráveis que a Bahia. Esse amargo título foi constatado por dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, divulgados no último sábado. De acordo com o Instituto, 2,4 milhões de baianos, ou 17,7% da população do estado, vivem com uma renda mensal per capita de até R$ 70. Isso significa que nada menos que 14,8% dos miseráveis do país estão na Bahia. No entanto, não é só aqui que os números são alarmantes. Em números proporcionais, o campeão da miséria é o Maranhão: um em cada quatro moradores é considerado extremamente pobre, o que corresponde a 1,7 milhões de pessoas. Os dados também mostram que 58% dessa população de miseráveis se concentram em apenas seis estados: Pará, Pernambuco, Ceará e São Paulo, além da Bahia e do Maranhão. Juntos, eles concentram 9,4 milhões de miseráveis. Por ser o estado mais populoso do país, o número de miseráveis em São Paulo também é grande: 1,084 milhão de pessoas. Em números proporcionais, no entanto, isso representa apenas 2,6% da população total. Leia mais no Correio.
Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira
‘Blogueiros progressistas’ pedem regulamentação da mídia
Cabral lamenta morte de namorada do filho em acidente de helicóptero
Mariana Noleto, de 20 anos, foi uma das vítimas da queda do helicóptero
Horas depois de a polícia confirmar, na manhã desta segunda-feira, que o quinto corpo resgatado no mar de Trancoso, no sul da Bahia, onde um helicóptero caiu, é da estudante Mariana Noleto, de 20 anos, o governador do Rio, Sérgio Cabral, divulgou uma nota lamentando a morte da namorada de um de seus filhos. A jovem é uma das vítimas do acidente com um helicóptero ocorrido na noite de sexta-feira. A aeronave levava sete pessoas que tinham deixado o Rio para passar o fim de semana no resort do empresário Marcelo Mattoso Almeida, que pilotava o helicóptero. Duas pessoas seguem desaparecidas: Jordana Kfuri Cavendish e o empresário. Quatro corpos já foram enterrados. Em nota, o governador afirmou que Mariana fez parte de sua família durante sete anos e contagiou a todos “com a sua leveza e alegria”. Cabral prestou sentimentos à família da jovem e também às famílias dos demais passageiros do helicóptero. (G1)
Economia brasileira cresce em ‘velocidade de cruzeiro’, diz Mantega
Ministro Guido Mantega
O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta segunda que o índice de 4,5% ao ano representa que a economia brasileira “está crescendo em velocidade de cruzeiro”. Ele comemorou a melhoria na avaliação da agência internacional de classificação de risco Moody’s, que elevou hoje o “rating” do Brasil para “Baa2″, frente à nota anterior “Baa3″. A agência citou o esforço fiscal, o freio no crédito e o combate à inflação no país. Segundo Mantega, o “upgrade” é sinal da “robustez da economia brasileira”. Ele disse que a notícia chegou durante reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Mantega reconheceu que o crescimento é menor do que o do último ano, mas mesmo assim, segundo ele, é “muito bom”. “Claro que acostumamos mal com crescimento de 7% [ao ano], mas 4,5% para um ano de ajuste é um crescimento excelente”, disse ele. “Os indicadores que tivemos mostram que houve essa acomodação num patamar de crescimento menor que o ano passado, mas muito bom, especialmente se comparado ao crescimento dos demais países.”(Folha)
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Conselho da ONU declara igualdade de direitos para gays
Assembleia aprova criação da Região Metropolitana de Feira de Santana
Inscrições para o ProUni começam na segunda-feira
STF quer discutir uso de maconha em cultos religiosos
Após a liberação das marchas pela descriminalização da maconha no país, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá analisar o uso da droga em cultos religiosos. A proposta foi defendida pelo ministro Celso de Mello, que sugeriu uma ação a favor da legalização da substância em contextos litúrgicos baseada na “liberdade de crença, de culto, de organização religiosa e a liberdade contra a interferência do Estado”, garantida pela Constituição. Mello lembrou ainda que existem resoluções governamentais que permitem o uso de substâncias psicotrópicas, como o chá de ayahuasca, por igrejas como Santo Daime e União do Vegetal. Para que o tema seja avaliado pelo STF é necessária a apresentação de uma proposta pela Procuradoria Geral da República, entidades de classe com representatividade nacional, partidos políticos presentes no Congresso, Presidência da República ou governos estaduais. Informações do jornal Folha de São Paulo.
Deputado federal Luciano Moreira morre em acidente no Maranhão
Dom Basílio: Ônibus escolar é incendiado
Professores da Uneb encerram greve nesta quinta
Marcha da Maconha acontece ainda este ano na Bahia, diz organizador
Bolsonaro sobre julgamento: ‘Não temo, porque o Conselho é heterossexual’
Bolsonaro critica cartilha do MEC
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) desdenhou da possibilidade de cassação de seu mandato. Nesta quarta-feira, foi instaurado um processo contra ele no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. As informações são do blog Terra Magazine. Para justificar tanta tranquilidade, o parlamentar usou um argumento um tanto inusitado: “Não temo, sabe por quê? Pode anotar aí. Porque a maioria dos deputados e a maioria do Conselho é heterossexual e defende a família”, disse. A ação no Conselho reúne duas representações contra o deputado, ambas apresentadas pelo Psol. A primeira é pelas declarações de Bolsonaro ao programa CQC em março, consideradas racistas por colegas de Câmara. A segunda é pela troca de insultos entre o deputado e a senadora Marinor Brito (Psol-PA), em maio. Em abril, Bolsonaro já havia sido notificado pela Corregedoria da Câmara por acusações de racismo em sua fala na TV. Na época, ao responder pergunta da cantora Preta Gil sobre o que ele faria se seu filho namorasse uma negra, Bolsonaro falou que consideraria uma “promiscuidade”. Mais tarde, alegou não ter entendido a pergunta. No Conselho de Ética, o relator pode pedir desde a cassação do mandato do parlamentar até uma simples advertência, passando pela suspensão do mandato ou das atividades de parlamentar no período de 15 dias a seis meses. (Terra)
Sábado é o dia D para vacinação contra pólio
EXCLUSIVO: DS tenta usar pré-candidatura de Bira para negociar participação na Prefeitura de Camaçari
Deputado Bira Coroa
Responsável pelo lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Bira Coroa (PT) à sucessão do prefeito de Camaçari, Luis Caetano, a tendência do senador Walter Pinheiro no PT tenta negociar a indicação de uma secretaria na Prefeitura em troca da retirada de seu nome às prévias do partido no município.
O nome da pasta de interesse da DS (Democracia Socialista) ainda não teria sido revelado, mas representantes da tendência do senador fizeram indicações claras nos últimos dias de que o conflito pela escolha do candidato petista em Camaçari poderia ser superado com uma participação no governo municipal.
De acordo com um petista da DS, por conta da boa relação que tem com Bira Coroa, o prefeito, “numa demonstração de boa vontade”, até teria acenado com a possibilidade de abrir uma conversa sobre o assunto com o deputado.
O problema, adianta a mesma fonte, seria, entretanto, o grupo que cerca Luiz Caetano, para o qual atender à pressão de Bira Coroa e, consequentemente, da tendência que apóia sua pré-candidatura, seria o mesmo que “aceitar um desaforo”.
Eles se referem ao fato de Bira dever praticamente toda a sua trajetória política ao prefeito. Lembram, por exemplo, que foi por intermédio de Caetano que ele chegou à presidência da Câmara Municipal quando era vereador em Camaçari.
É atribuído também ao prefeito praticamente a responsabilidade pela primeira eleição de Bira Coroa à Assembleia, em 2006. Caetano lançou à sua sucessão o secretário municipal Adelmar Delgado (Administração), em torno do qual unificou seu grupo na cidade.
Teria sido uma alternativa à sua mulher, a ex-presidente da Câmara e atual deputada estadual Luíza Maia, uma mulher combativa cuja popularidade é respeitada em Camaçari. A legislação eleitoral, entretanto, a impede de concorrer.
Presidente municipal do PT é assassinado no RN
Relator sobre sigilo: vão querer proteger outro segredo de Fátima
Deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS)
Apesar de aliados como os senadores e ex-presidentes da República José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL) pressionarem o governo Dilma Rousseff para alterar a proposta da Lei de Acesso à Informação, deputados da base que se envolveram diretamente com a confecção dos projetos saíram em defesa das medidas nos últimos dias. “Daqui a pouco vão dizer que tem aí um outro segredo de Fátima para proteger”, ironizou o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), relator do projeto na Câmara e, por consequência, do substitutivo que o Senado reluta em apreciar. O que pesquisadores e um conjunto de políticos temem é que esteja em curso um movimento para travar a aprovação da lei como um todo, já que ela facilita, e muito, o acesso a informações públicas. “O projeto trata a informação como bem público, é muito mais preventivo que o Ficha Limpa e consolida a democracia” assinala o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O parlamentar é o autor do projeto que deu início na Câmara às discussões sobre a Lei de Acesso à Informação. (Terra)
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Uefs e Uesc encerram greve após assinatura de acordo nesta quarta-feira
Conselho de Ética instaura processo contra Bolsonaro

segunda-feira, 13 de junho de 2011
GESTOR DO BNB CAI AO TENTAR FECHAR AGÊNCIA NA BA

Após protestar ao lado da população contra o anúncio de fechamento da agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Andaraí (ver aqui), o prefeito da cidade, Wilson Cardoso (PSB), está prestes a reverter a situação e anunciar que o estabelecimento não encerrará suas atividades. Tudo depende de uma reunião que acontece na tarde desta segunda-feira (13), em Salvador, com o superintendente do BNB na Bahia, Nilo Meira Júnior, que confirmou ao Bahia Notícias que a falta de segurança foi o motivo para o encerramento das atividades (ver aqui). A gota d’água, de acordo com Meira Júnior, foi o assalto ocorrido no último dia 6, no qual dois gerentes foram usados como escudo humano (ver aqui). Durante uma inauguração em Andaraí, no último sábado (11), o prefeito chegou a anunciar que o BNB não seria fechado. Mais que isso: informou que a única agência do município, que atende a cerca de dez municípios vizinhos, será ampliada. A confiança do gestor tem um motivo: o presidente do BNB, Roberto Smith, que teria ordenado o fechamento da agência assaltada, foi exonerado na última sexta (10). Ele já balançava no cargo desde o início do ano, mas, na última hora, foi mantido pela presidente Dilma Rousseff no posto. Quem assume em seu lugar é Jurandir Santiago, uma indicação do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), mesmo partido do prefeito de Andaraí. A nomeação foi publicada, também na sexta, no Diário Oficial da União.
(João Gabriel Galdea)
Pedido de Gilmar segura ação por trabalho escravo

Um pedido de vista feito pelo ministro Gilmar Mendes impede há oito meses que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida se há elementos para transformar em réu por trabalho escravo o segundo secretário da Mesa Diretora do Senado, o senador João Ribeiro (PR-TO). Ele é acusado de ter submetido 35 trabalhadores a condições degradantes e jornada exaustiva numa fazenda de sua propriedade no interior do Pará. Em 7 de outubro do ano passado, a relatora do inquérito, a ministra Ellen Gracie, acolheu o parecer da Procuradoria-Geral da República e votou a favor da instauração de uma ação penal contra o senador pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo, aliciamento fraudulento de trabalhadores e frustração de direito assegurado pela legislação trabalhista. Esses crimes podem ser punidos com até 13 anos de prisão. No julgamento do inquérito, Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar os autos e prometeu devolvê-los rapidamente. Segundo ele, era preciso avaliar melhor a denúncia por aliciamento, fazendo “uma análise detida do seu significado na ordem jurídica”. Desde então, o caso está parado. De acordo com o gabinete do ministro, ele ainda estuda o processo. Leia mais no Congresso em Foco.
Ex-procurador é preso suspeito de abusar de criança na Bahia
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Ministra da Seppir pede apoio do PT no combate ao racismo

O CLUBE RECREATIVO UBAITABENSE TERÁ UMA SALA DE CINEMA NO DISTRITO FAÍSQUEIRA.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
BAHIAGÁS PROMOVE CURSO SOBRE GÁS NATURAL PARA O SUL

O curso, voltado para empresários, profissionais e estudantes da região, teve início nesta terça-feira (07/06) e segue até o dia 9, no auditório da Reitoria da Uesc. “Este é mais um passo para criarmos uma massa crítica sobre o gás natural, um importante vetor para o desenvolvimento socioeconômico baiano”, ressalta o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. Com a realização de eventos como este, a Companhia vem abrindo mercados, divulgando as características e vantagens do gás natural.
Com 32 alunos, o curso apresenta conceitos básicos sobre o GN, características gerais, produção e utilização, dentre outros aspectos. Segundo o engenheiro-químico Walmir Gomes, um dos instrutores do IBP, o evento explana as potencialidades e vantagens do gás natural, que vem abrindo um novo ciclo de desenvolvimento para o estado. “Além de informar quão seguro é o GN, uma matriz energética economicamente mais viável, de grande eficiência, e que apresenta valores poucos nocivos à natureza”, acrescenta.
DAMASCENO MANDA BLOG LOCAL PARA P*** QUE P****

NOTA PúBLICA DA ABI

Nova ministra declarou patrimônio de R$ 659,8 mil em 2010, aponta TSE

terça-feira, 7 de junho de 2011
Ibirapitanga: Dois caixas eletrônicos são explodidos
Governador recebe pauta de reivindicações do ‘Grito da Terra 2011’
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Senador Walter Pinheiro enfrenta cobranças de colegas petistas

A participação do senador Walter Pinheiro na Marcha pela Família, que se posicionou contra a aprovação do Projeto de Lei 122/06, que criminaliza a homofobia no País, na semana passada em Brasília, colocou o petista numa “saia justa” perante os setores LGBT do partido. Antes do evento, a setorial LGBT petista divulgou uma nota oficial em que considerou “um equívoco” a participação do senador, que faz parte da bancada evangélica no Congresso, na marcha religiosa. “Manifestar-se contrário a uma lei que visa punir tais crimes é o mesmo que manifestar apoio a essas manifestações, e isso contribui para uma sociedade ainda mais homofóbica e discriminatória”, afirmaram os petistas LGBTs na nota oficial. A participação do senador no evento também foi vista com estranhamento por parlamentares petistas ligados à defesa dos homossexuais. A vereadora Vânia Galvão destacou que o partido sempre defendeu o direito à diversidade sexual. “Acho lamentável que ele (Pinheiro) tenha esta posição. Entendo que homofobia representa um ódio, uma demonstração de intolerância de respeito aos direitos humanos e precisa ser combatida”, argumenta. Leia mais em A Tarde.
ATENTADO A ôNIBUS DEIXA 5 íNDIOS EM ESTADO GRAVE
PORTUGUESES ELEGEM PARTIDO DE CENTRO-DIREITA

ESQUERDISTA HUMALA VENCE ELEIçãO NO PERU

O candidato nacionalista Ollanta Humala é o novo presidente do Peru, após vencer as eleições presidenciais realizadas neste domingo (5). Os resultados preliminares apontam uma vitória apertada sobre a sua rival, Keiko Fujimori. Em discurso, Humala anunciou que formará "um governo de concertação nacional representativo das forças democráticas e aberto à sociedade civil". Humala proclamou que sua tarefa principal será "consolidar o crescimento econômico, que será o grande motor da inclusão social que une os peruanos e que representa o mandato das urnas". Também manifestou tom conciliador com Fujimori. "A minha adversária nessas eleições, meus respeitos. A campanha eleitoral terminou e, em 28 de julho, será o presidente de todos os peruanos que assumirá a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de consolidar nosso crescimento", destacou Humala.(G1)
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Setorial LGBT do PT baiano revolta-se contra o senador Walter Pinheiro
Manifestantes da marcha contra a PLC 122
A notícia sobre a presença do senador Walter Pinheiro (PT) na Marcha contra a Lei da Homofobia indignou o setorial LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), que, em nota, considerou sua atitude um “equívoco” O movimento lembra que a Bahia foi estado campeão em morte de homossexuais em 2010 e diz que, ao invés de tomar parte na manifestação, Pinheiro deveria voltar suas energias para buscar diminuir a homofobia no País. Leia a íntegra do texto a seguir:
“Consideramos um equívoco por parte do nosso Senador da República Walter Pinheiro a sua participação em uma marcha religiosa que atenta diretamente contra a lei que visa punir crimes contra homossexuais, bissexuais e transexuais no Brasil.
A cada um dia e meio é assassinado um LGBT no país. O ano passado foram 260 mortes por causa da orientação sexual e identidade de gênero da vítima. Outros tantos foram discriminados, violentados, perseguidos e humilhados.
Tornaram-se públicas diversas manifestações de preconceito, discriminação e violência, com cenas que chocaram toda a população. Manifestar-se contrário a uma lei que visa punir tais crimes é o mesmo que manifestar apoio a essas manifestações e isso contribui para uma sociedade ainda mais homofóbica e discriminatória.
O Senador deveria saber que a Bahia foi campeã em assassinatos de homossexuais em 2010 (29 ao todo) e que seu Partido tem resoluções próprias em que apoia a luta contra a homofobia e pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Ao invés de posicionar-se contrário a aprovação de uma lei o Senador deveria debruçar-se então para propor outra alternativa que diminua a homofobia no Brasil, particularmente no nosso estado da Bahia.
Estamos aguardando sua atuação nesse sentido.”
Wesley Francisco
Coordenador Geral Setorial Estadual LGBT do PT da Bahia”